Operação "Por Um Fio": Polícia Civil prende oito pessoas por agiotagem e extorsão em seis cidades gaúchas
Ação da Draco de Canoas cumpre 19 mandados e prende seis suspeitos por crimes ligados a agiotagem, extorsão e associação criminosa.
Na manhã desta segunda-feira (30), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul executou a operação "Por Um Fio" por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Canoas. A ação combate crimes de agiotagem, extorsão e associação criminosa, resultando na prisão de seis indivíduos e cumprimento de 19 ordens judiciais.
Os mandados foram cumpridos nas cidades de Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada, Eldorado do Sul e Caxias do Sul, totalizando 11 buscas e 8 prisões temporárias. Foram apreendidos celulares, cartões bancários e réplicas de armas como pistolas e fuzis, utilizados como instrumentos de intimidação.
As investigações começaram após denúncias de vítimas, entre elas uma empresária que recorreu a empréstimos para quitar dívidas. Os suspeitos aplicavam juros abusivos, levando as vítimas a um ciclo de endividamento contínuo e desesperador.
O delegado Gustavo Bermudes, da Draco de Canoas, destacou que a operação representa um avanço no combate à criminalidade organizada. Segundo ele, a cobrança agressiva e abusiva dos juros colocava as vítimas em situação financeira crítica.
Com a informação Polícia Civil.