Operação "Lance Falso" da Polícia Civil desarma golpe em leilões de gado e expõe rede criminosa no RS
Ação da Operação Lance Falso chega a três municípios do RS
Uma investigação conduzida pela Polícia Civil resultou na Operação Lance Falso, deflagrada nesta quarta-feira (27), com alvos em Passo Fundo, Nicolau Vergueiro e Ibirapuitã. O grupo investigado é suspeito de aplicar fraudes em leilões virtuais de gado, utilizando dados de produtores rurais para simular compras e tentar retirar os animais antes de pagar.
Entre os episódios investigados está um leilão realizado em março, em que informações de um pecuarista de Marques de Souza foram usadas para arrematar 12 bovinos. As Guias de Trânsito Animal (GTAs) chegaram a ser emitidas, mas foram canceladas devido à insistência dos suspeitos em retirar o rebanho sem comprovar pagamento. Outro caso envolveu 84 animais adquiridos de forma semelhante em fevereiro.
Com apoio da delegacia de Passo Fundo, agentes cumpriram mandados e apreenderam equipamentos e documentos que comprovam a atuação da quadrilha. Dois suspeitos foram identificados e deverão responder pelos crimes cometidos.
Os investigados podem ser indiciados por falsidade ideológica, estelionato, falsificação de documentos e associação criminosa. Segundo a Polícia Civil, as penas somadas podem ultrapassar 25 anos. A operação reforça a necessidade de vigilância contra crimes digitais que atingem o agronegócio gaúcho e ameaçam a credibilidade dos leilões online.
Com a informação Ascom SSP-RS.