Nova Facção Criminosa pretendia dividir Porto Alegre com facções menores criando um Tribunal do Crime
Ação policial em diversas cidades visa desmantelar possível formação de grupo criminoso e interromper tráfico de drogas e armas no Rio Grande do Sul.
Caxias do Sul, Veranópolis e Canela foram focos da Operação Senhores do Altomonte, conduzida pela Polícia Civil (PC) na serra gaúcha nesta quinta-feira (30). A operação, desencadeada após um ano e meio de investigação, tem como objetivo deter a formação de uma nova facção criminosa no Rio Grande do Sul, visando ampliar o lucro com o tráfico de drogas e desviar a atenção das autoridades das lideranças já identificadas.
A ação resultou na detenção de 61 pessoas, incluindo uma em Veranópolis, por meio de mandados de prisão preventiva e temporária. A investigação abrangeu 107 ordens judiciais, alcançando várias cidades do estado, como Porto Alegre, Canoas, Charqueadas, e até além das fronteiras, como Florianópolis (SC) e Ponta Porã (MS). Além disso, foram realizadas medidas de sequestro de bens, bloqueio de contas bancárias e apreensão de veículos, armas de fogo e dinheiro em espécie.
As investigações, conduzidas pela 1ª e 3ª Delegacias de Investigação do Narcotráfico (DIN) do DENARC, sob coordenação dos delegados Ana Flávia Leite e Gabriel Borges, descobriram planos de formação de uma nova facção com estatuto próprio. O grupo planejava um tribunal do crime e a união de facções menores para dividir as áreas territoriais de Porto Alegre.
A organização criminosa visada pela operação foi identificada como responsável por um amplo esquema de comércio ilegal de armas de fogo no Rio Grande do Sul, importando armamentos pesados, como fuzis e metralhadoras, de países vizinhos. Mesmo dentro dos presídios, os líderes continuavam a comandar o tráfico de drogas, resultando em lucros expressivos, como os R$ 50 milhões obtidos apenas com a venda de cocaína em um ano. A ação contou com o suporte de 550 policiais civis e 250 viaturas, além do apoio da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE).
Com a informação Portal Leouve.