Mulher em situação de rua é agredida por segurança na UnB
Episódio ocorreu em frente ao Restaurante Universitário do Campus Darcy Ribeiro e foi registrado por testemunhas
Mulher em situação de rua foi agredida por vigilante na UnB após discussão sobre retirada de barracas; o caso está sendo investigado pela polícia e pela universidade, que repudiou a violência.
Uma mulher em situação de rua foi agredida com diversos socos por um vigilante na Universidade de Brasília (UnB) na manhã desta sexta-feira, 19. O episódio ocorreu em frente ao Restaurante Universitário do Campus Darcy Ribeiro e foi registrado por testemunhas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com relatos de estudantes à TV Globo, o vigilante teria ordenado que a mulher desmontasse A sua barraca. Ela explicou que aguardava o retorno de outra mulher, que havia ido ao banheiro, para então desarmontar o abrigo. O homem então teria dito que ela deveria fazer isso imediatamente, “senão ele iria quebrar tudo”. Em seguida, começou a destruir seus pertences, e iniciou uma discussão entre os dois.
Nas imagens gravadas, é possível ver que, durante a discussão, a mulher puxou o vigilante, e ambos caíram. Já no chão, ele passou a desferir repetidos socos no rosto dela. Estudantes que presenciavam a cena gritaram pedindo que ele parasse com a agressão.
Outras pessoas intervieram para conter o vigilante, que então se afastou. A mulher relatou às testemunhas que quebrou o dedo durante a briga e afirmou que não era a primeira vez que sofria agressões.
Em nota ao Terra, a Universidade de Brasília informou que, diante da gravidade do ocorrido, abriu um processo investigativo para apurar as responsabilidades, inclusive em âmbito cautelar.
“A Universidade de Brasília repudia veementemente todo e qualquer ato de violência e reafirma seu compromisso com a inclusão, com os direitos humanos e com a justiça social. Informa, ainda, que prestará a assistência necessária à vítima no âmbito de suas responsabilidades e que apoiará as autoridades na apuração”, disse a instituição.
De acordo com a Polícia Civil, um vigilante compareceu à delegacia e registrou um boletim de ocorrência. Ele relatou que, por volta das 7h50, a equipe de segurança da UnB foi acionada pelo diretor de segurança para retirar barracas montadas por uma mulher que reside no campus há cerca de quatro anos.
O segurança alegou que, ao tentar remover as barracas, a mulher reagiu de forma agressiva, xingou a equipe e, durante a discussão, puxou um dos funcionários, causando sua queda e lesões nas mãos.
A Polícia Civil ressaltou que o registro ainda não foi homologado e, portanto, pode sofrer alterações a qualquer momento a critério da autoridade policial. Diligências preliminares de registro e investigação estão em andamento. O caso é investigado pela 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP).