Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

MG: PM fará esforço pela paz em protestos, diz Anastasia

18 jun 2013 - 19h11
(atualizado às 19h15)
Compartilhar
Exibir comentários

O governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia (PSDB), disse na tarde desta terça-feira, em coletiva de imprensa na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, que vai garantir a segurança dos manifestantes na capital.

Após reunião com o comandante geral da Polícia Militar (PM), coronel Márcio Martins, o politico afirmou que foi determinado que a PM se esforçasse ao máximo para que tudo ocorra de maneira pacífica.

“Em relação às manifestações em Belo Horizonte, quero assinalar que determinei ao comando das nossas forças de segurança pública que tudo seja pacífico. Vamos buscar que o direito à manifestação continue intacto, mas sem que isto signifique riscos e prejuízos ao patrimônio público e privado”, disse.

Anastasia explicou ainda que entende os motivos para os protestos. “As manifestações em todo o Brasil demostram um forte sentimento de insatisfação entre a população, sobretudo entre os jovens. Esse sentimento não pode ser ignorado pelos governantes. É preciso saber interpretar e buscar soluções adequadas para as queixas”, disse.

Martins voltou a afirmar que o confronto com os estudantes, na tarde de segunda-feira, só ocorreu porque primeiro houve uma ação dos manifestantes. Ele garantiu que as medidas foram tomadas para retomar a tranquilidade.

“A orientação era que as nossas tropas agissem com tolerância razoável que o evento exigia. À maioria eram jovens estudantes, pacíficos, a polícia teve que ter cuidado constante. No decorrer das manifestações, infelizmente, próximo à UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), houve agressão por parte dos manifestantes e desencadeou que a PM precisou agir para retomar a tranquilidade usando a munição. As medidas foram tomadas dentro dos limites da lei”, afirmou.

O coronel falou ainda que as imagens são claras de que os manifestantes agiram primeiro. Ele afirmou, no entanto, que tudo será reavaliado para ter certeza se a ação dos militares foi correta.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/tarifas-de-onibus/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/tarifas-de-onibus/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade