Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Metrô do Recife: Governo Lula divulga previsão para leiloar a concessão do sistema; veja quando

O Ministério da Casa Civil informou, por meio de nota, a expectativa de quando Governo Federal deve realizar leilão do Metrô do Recife.

6 set 2025 - 19h24
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério da Casa Civil informou que a expectativa do Governo Federal é realizar leilão do Metrô do Recife no primeiro semestre de 2026.

Metrô do Recife.
Metrô do Recife.
Foto: Divulgação / Portal de Prefeitura

Em nota enviada pela pasta ao Diário de Pernambuco, o modelo já definido prevê, em um primeiro passo, o repasse da gestão do Metrô do Recife ao governo do estado. Essa informação já havia sido confirmada pelo ministro Rui Costa.

Atualmente administrado pela Superintendência de Trens Urbanos do Recife (Metrorec), vinculada à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), estatal ligada ao Ministério das Cidades, o sistema passará por um processo de concessão à iniciativa privada após o repasse.

"Eu diria que em mais uma ou duas semanas vamos ter finalizado o diálogo. Vamos fazer nas próximas semanas a assinatura dos documentos transferindo [a administração] para o governo do estado", afirmou o gestor

Em maio deste ano, o governo federal autorizou a concessão do Metrô do Recife. A resolução assinada por Rui Costa previa a transferência de imóveis e ativos essenciais para o funcionamento do sistema ao Governo de Pernambuco.

O processo segue em fase de estudos e, após essa etapa, passará por consulta pública, análise do Tribunal de Contas da União (TCU), publicação de edital, leilão e assinatura de contrato.

Segundo a CBTU Recife, o metrô transporta diariamente cerca de 138 mil passageiros — 80 mil na Linha Centro, 55 mil na Linha Sul e 2,6 mil na Linha Diesel.

Rui Costa ainda destacou que o governo federal trabalha em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no planejamento de investimentos.

Confira a nota na íntegra:

Em 25 de março de 2025, o Governo Federal publicou a Resolução CPPI nº 324, a qual disciplina o modelo a ser seguido para essa estadualização.

Este modelo estabelece que a estadualização se dará por meio da concessão do sistema metroferroviário da Região Metropolitana de Recife/PE combinada com a transferência pela União ao Estado dos bens vinculados à operação desse sistema, atualmente operado pela CBTU.

Nesta mesma Resolução, é prevista a celebração de um Acordo de Cooperação Técnica entre a União e o Estado para viabilizar a realização de Consulta e Audiência Pública dos estudos elaborados pelo BNDES, para então ser realizado o leilão em que será escolhido o operador privado do sistema.

Este é o acordo a ser assinado pela União e pelo Estado nas próximas semanas, o qual está em tramitação no âmbito dos governos federal e de Pernambuco.

Após a fase de Consulta e Audiência Pública, o projeto deverá passar pelo rigoroso escrutínio dos Tribunais de Contas da União e do Estado de Pernambuco para então ser publicado o Edital de Licitação.

Espera-se que o leilão ocorra no primeiro semestre de 2026. O objetivo é que os usuários do sistema de transporte tenham mais qualidade de vida e menos tempo gasto nos seus deslocamentos, com maior segurança e regularidade e manutenção da mesma estrutura tarifária vigente.

Portal de Prefeitura
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade