Metrô de SP reabre 10 bicicletários com 12 horas gratuitas
Serviço funcionará diariamente, das 7h às 22h, e vai cobrir furtos e roubos de equipamentos
A partir desta sexta-feira, o Metrô de São Paulo reabre 10 bicicletários nas estações Liberdade, Paraíso, Sé, Vila Madalena, Tamanduateí, Brás, Carrão, Corinthians-Itaquera, Guilhermina-Esperança e Santa Cecília. O serviço funcionará diariamente, das 7h às 22h. Todos os bicicletários serão equipados com caixas de ferramentas, composta de bomba de encher pneu, remendo e cola para auxilio aos ciclistas e bebedouros.
Veja como rodar seguro de bicicleta, os equipamentos e as ciclovias
Para utilizar o bicicletário, o interessado deverá preencher uma ficha de cadastro contendo nome, RG, endereço, marca da bicicleta, cor, valor e contrato de compromisso, em que o usuário deverá confirmar que tem equipamento com com cadeado de boa qualidade.
As informações ficam registradas em rede e o usuário pode utilizar qualquer outro bicicletário do Metrô. Para isso, os equipamentos serão identificados com uma placa numérica ou código de barra.
Na apresentação para a guarda da bicicleta, por medida de segurança, o ciclista terá que se identificar e, em seguida, será feita a conferência dos seus dados cadastrais.
Então, o usuário receberá um ticket que comprova a guarda da bicicleta naquela data. Se o documento for extraviado, o ciclista deverá assinar um termo informando que retirou a bicicleta naquela data sem apresentar o comprovante de estacionamento. Quem que não for cadastrado previamente ou não portar documento de identificação não poderá utilizar o serviço.
A empresa FGTV Produções, que vai operar os espaços, deve disponibilizar em todas as estações pelo menos dez vagas de estacionamento para o equipamento, sendo as 12 primeiras horas gratuitas. Após haverá a cobrança de R$ 2 por hora de uso. Nos casos de empréstimo, os primeiros 30 minutos serão gratuitos e depois deste período a cobrança é de R$ 2 por hora. A empresa também será responsável por ocorrências nos estacionamentos (dano e roubo ou furto dos equipamentos), tendo como obrigação providenciar seguro para a cobertura de responsabilidade civil.