Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Litoral norte de SP tem áreas com abastecimento de água afetado; veja quais

Enxurradas carregaram lama e galhos para os mananciais, prejudicando a captação; Sabesp informou que sistema voltou a operar normalmente em Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela

26 jan 2024 - 16h10
Compartilhar
Exibir comentários

As chuvas intensas que atingiram o litoral de São Paulo entre quarta e quinta-feira, 25, afetaram o abastecimento de água em ao menos quatro cidades. Conforme a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), as enxurradas causadas pelas chuvas carregaram lama, galhos e outros materiais para os mananciais usados para abastecimento, prejudicando as captações. As equipes foram mobilizadas e ainda trabalham nos serviços de limpeza.

No início da tarde desta sexta-feira, 26, a Sabesp informou que os sistemas de abastecimento tinham voltado a operar normalmente nas cidades de Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela, mas o bairro de Boracéia, entre as cidades de São Sebastião e Bertioga, continuava com problemas de abastecimento. "O fornecimento ainda está comprometido, pois a área segue alagada, impedindo os serviços de reparo na estação de tratamento de água", informou a Sabesp.

Equipes fazem a limpeza de rua atingida por alagamentos em Ilhabela.
Equipes fazem a limpeza de rua atingida por alagamentos em Ilhabela.
Foto: Prefeitura de Ilhabela/Divulgação / Estadão

A companhia informou que permanece em estado de atenção devido à previsão de mais chuvas e orientou os moradores para que façam uso consciente da água, evitando desperdícios. Em razão do alagamento dos sistemas, havia reclamações sobre a qualidade da água. A Sabesp disse que trabalha com rigoroso controle em suas estações e recomendou aos moradores que constataram o problema para entrarem em contato com a companhia fornecendo o endereço para verificação pontual da ocorrência.

Na quinta-feira, em Caraguatatuba, 15 bairros da região norte estavam com intermitência no abastecimento, entre eles Massaguaçu, Getuba, Fazendinha, Santa Rosa e Verde Mar. A Estação de Tratamento de Água do Porto Novo estava com vazão reduzida e as bombas do baixo Rio Claro estavam desligadas. A equipe teve dificuldade para chegar ao local devido à queda de uma árvore, bloqueando a estrada. Caraguatatuba registrou 265 milímetros de água em 72 horas.

Quedas de árvores prejudicaram acesso ao sistema de abastecimento em Caraguatatuba
Quedas de árvores prejudicaram acesso ao sistema de abastecimento em Caraguatatuba
Foto: Prefeitura de Caraguatatuba/Divulgação / Estadão

Em São Sebastião, os bairros mais afetados foram Maresias, Boiçucanga e Paúba. Nesta sexta, segundo a prefeitura, ainda havia reclamações pontuais por falta de água. Em Ilhabela, o abastecimento ficou prejudicado nas regiões da Água Branca e Pombo, incluindo os bairros Barra Velha, Perequê, Itaquanduba, Itaguaçu, Saco da Capela, Engenho d'Água, Santa Tereza, Pedra do Sino, Armação, Curral, Praia Grande, Feiticeira, Portinho, Ilhote e Piúva. Alguns bairros foram abastecidos com caminhões-pipa.

Houve também interrupção no fornecimento de energia em áreas de São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba, na quinta-feira, devido à queda de árvores e galhos, atingindo a fiação, mas a concessionária informou que a normalização aconteceu no mesmo dia.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade