Incêndio na Oi afeta telefones de emergência de Porto Alegre
Um incêndio atingiu neste domingo o 17º andar do prédio da central da Oi, antiga Brasil Telecom, na avenida Salgado Filho, no centro de Porto Alegre. Segundo a assessoria da empresa, o incidente afetou parcialmente a prestação de serviços de telefonia fixa, móvel e internet. Em decorrência do problema, a prefeitura da capital gaúcha foi obrigada a disponibilizar outros números para o atendimento de emergência por ambulâncias (Samu) e outros serviços públicos.
O fogo teve início por volta das 11h em uma sala onde era realizada a manutenção dos aparelhos de ar-condicionado do prédio e foi controlado no início da tarde. De acordo com a Oi, equipes trabalham restabelecer os serviços de forma progressiva a partir das 20h deste domingo.
A companhia espera que "no máximo", até o final da manhã da segunda-feira o funcionamento esteja normalizado. A empresa de telefonia confirmou que a energia elétrica do prédio teve de ser cortada enquanto durou o trabalho dos Bombeiros. As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas.
Segundo a prefeitura de Porto Alegre, foram danificados os telefones 118, de emergência da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o 192, que aciona as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e o 115, do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), entre outros ramais públicos.
Enquanto o serviço não é retomado, outros ramais foram disponiblizados para o atendimento ao público. O serviço 118 pode ser acionado pelo telefone 2105-6570, as ambulâncias pelo 2105-7899 e o SAC do Dmae pelo 2105-9115. A prefeitura também informa que qualquer atendimento de urgência pode ser solicitado pelo 190, da Brigada Militar, que tem comunicação via rádio com esses orgãos.