Incêndio atinge shopping na zona sul de Manaus
- Arnoldo Santos
- Direto de Manaus
Um incêndio, que teve início por volta das 20h15 (horário de Brasília) nessa sexta-feira, destruiu um dos dois blocos de lojas do Shopping Cecomiz, o mais antigo centro de compras de Manaus (AM). Pelo menos cinquenta lojas foram atingidas.
O shopping reúne cerca de 100 lojas, a maioria de roupas, artigos esportivos, calçados e produtos importados. Uma equipe de 80 homens do Corpo de Bombeiros tentaram apagar o fogo apoiados por dez viaturas.
"A estrutura do pavilhão é muito propícia à propagação do fogo. É fechada, com quase nenhuma ventilação e tem muita mercadoria facilmente inflamável", disse o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Antônio Dias. Ainda de acordo com o oficial, o shopping tinha uma equipe de bombeiros brigadistas, que pouco conseguiram fazer em virtude do tamanho e rapidez do fogo.
O Shopping Cecomiz fica localizado na zona sul de Manaus, em uma região próxima ao Distrito Industrial. O prédio começou sua atividades com uma exposição permanente dos produtos da Zona Franca, em particular os importados. Mas ao longo do tempo virou um centro de compras, principalmente de lojas de roupa e confecções.
A estrutura foi construída há pouco mais de 30 anos. Cerca de mil pessoas trabalham no local, mas não houve vítimas. O prédio pertence à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), e é alugado para os lojistas.
"As instalações, a Suframa botou no seguro. Então nós vamos chamar a empresa (seguradora) pra ver as causas do incêndio", disse a superintentende da Suframa, Flávia Grosso. No pavilhão destruído, também funcionava uma agência dos Correios e um escritório de atendimento da Receita Federal.
"O fogo começou no ar-condicionado de uma das lojas de sapatos. Aí o curto-circuito passou para a fiação e foi tudo muito rápido, não deu pra fazer nada", disse Júlio Paulino, um dos lojistas.
Os proprietários de loja se reuniram para pedir proteção do material que eles conseguiram salvar. Centenas de caixas de produtos, como calçados e roupas, ficaram amontoados no estacionamento do shopping. A polícia militar anunciou que vai manter duas viaturas de prontidão até a manhã guarnecendo o material.