IBGE lança mapa que mostra evolução do uso da terra no Brasil
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou nesta quarta-feira o primeiro Mapa da Utilização e do Uso da Terra no Brasil, produto inédito que revela dados sobre a história e as tendências de ocupação e utilização do território nacional. O mapa é apresentado na escala 1:5.000.000, em que cada centímetro corresponde a 50 km de território, e pode ser acessado no site do IBGE.
O mapa transforma em imagens os dados do último Censo Agropecuário do IBGE, de 2006, e traz ainda informações sobre extrativismo, mineração, unidades de conservação, terras indígenas e uso das águas. De acordo com o IBGE, as informações contidas no mapa são indispensáveis para o desenvolvimento de estudos e ações nacionais e internacionais relacionados direta ou indiretamente ao uso da terra. É o caso, por exemplo, das áreas de economia e preservação do meio ambiente.
Quem acessar o mapa pode visualizar concentrações e direções do uso da terra no País. A lavoura temporária se organiza desde o Sul, estende-se pelo Sudeste e entra no Norte, com a abertura de frentes de ocupação mais recentes. Também é possível constatar o crescimento da pastagem plantada, que no Centro-Oeste vem substituindo a pastagem natural desde 1985.
O novo mapa do IBGE mostra, ainda, a importância do extrativismo vegetal na Região Norte, onde, apesar dos desmatamentos, a cobertura florestal representa a maior reserva de biodiversidade do mundo. Já o Nordeste se destaca pela grande diversidade de usos agrícolas e extrativos.