Hospital é implodido em Niterói, no Rio de Janeiro
O complexo de prédios onde funcionava o Hospital Santa Mônica, na região central de Niterói, Rio de Janeiro, foi demolido pela Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop) na manhã desta sexta-feira. Quinze especialistas trabalharam na operação, na qual foram utilizados 150 kg de explosivos.
Em 12 segundos, a estrutura dos três prédios foi abaixo. No local, será construído o Centro de Diagnóstico por Imagem de Niterói, nova unidade hospitalar da Secretaria de Saúde, que terá cinco pavimentos e cerca de 5 mil m² de área construída.
As 40 mil t de entulho geradas com a implosão serão recicladas: dois terços permanecerão no local, sendo aproveitados na construção do Centro de Imagem, e o restante será direcionado a outras obras coordenadas pela Emop. Segundo o presidente do órgão, Ícaro Moreno, a licitação das obras da unidade hospitalar - orçada em R$ 20,5 milhões - está marcada para 19 de dezembro, e a previsão é de que a construção seja iniciada em fevereiro.
"A implosão foi muito bem-sucedida, sem prejuízo para a torre de alta tensão, que alimenta a cidade, e fica no mesmo terreno. Neste mesmo mês, no ano de 2013, estaremos inaugurando o novo Centro de Diagnóstico", disse Moreno.
Para garantir a segurança da população durante e após a implosão, uma área num raio de 150 m foi isolada, bloqueando a passagem de pessoas, duas horas antes e duas horas após a detonação. A operação contou com o apoio de uma equipe da Defesa Civil.