Homem é preso no RS suspeito de falsificar câncer para aplicar golpes online
Polícia investiga fraude em que suspeito usava laudos médicos falsos para arrecadar dinheiro em redes sociais
Um homem de 42 anos foi preso preventivamente nesta terça-feira (26), em Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, por suspeita de estelionato, falsificação de documento público e uso de documento falso.
Segundo a Polícia Civil, o investigado alegava ter câncer no cérebro para sensibilizar pessoas e obter doações pela internet. Para dar credibilidade à fraude, ele utilizava laudos médicos falsificados, alegando que os valores seriam destinados a um tratamento inexistente. Conforme as apurações, o dinheiro arrecadado era usado para benefícios pessoais.
De acordo com o delegado Renato Ferreira de Souza, o Cremers confirmou que os documentos apresentados eram falsos. A partir dessa constatação, foi solicitada a prisão preventiva do suspeito. A polícia agora apura o montante arrecadado com o golpe e pede que possíveis vítimas procurem a 1ª Delegacia de Polícia de Alvorada. O homem foi encaminhado ao sistema prisional.
Além disso, o suspeito também se apresentava como policial, usando distintivo, giroflex no carro particular e até uniformes das polícias Civil, Federal e Rodoviária Federal. No início do mês, ele já havia sido preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, ocasião em que mandados de busca e apreensão resultaram na apreensão dos itens.