Fortunati celebra '1º passo' para RS ter consulado dos EUA em 2015
Prefeito de Porto Alegre participou da inauguração do Centro de Atendimento para Solicitação de Visto (CASV) dos Estados Unidos
O prefeito de Porto Alegre (RS), José Fortunati (PDT), comemorou nesta quarta-feira a inauguração do Centro de Atendimento para Solicitação de Visto (CASV) da Embaixada dos Estados Unidos na capital gaúcha. Segundo Fortunati, trata-se do "primeiro passo" para a reabertura do consulado americano em Porto Alegre, o que deve ocorrer até o final de 2015.
Porto Alegre sediou um consulado americano de 1918 até 1996, quando a representação diplomática foi fechada pelo então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. "Eu conversava com o ministro Todd Chapmann (conselheiro da Embaixada dos EUA no Brasil), e comentei a minha relação com o antigo consulado de Porto Alegre. Na década de 70, eu era sindicalista e protestava na frente do consulado. É bom ressaltar que eu não queimei nenhuma bandeira dos EUA", brincou o prefeito.
“Tempos depois, já como parlamentar, liderei uma frente contrária ao fechamento do consulado aqui em Porto Alegre. Isso se deu a partir do entendimento da importância das relações com os EUA, e estamos aqui dando um primeiro grande passo para a reabertura do consulado, o que deve ocorrer no final de 2015", previu.
O CASV de Porto Alegre está localizado na avenida Carlos Gomes, 1.501, no bairro Alto Petrópolis, região norte da cidade. O centro é gerenciado pela Computer Services Corporation, empresa contratada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos para facilitar o processo de solicitação e renovação de vistos. Além de Porto Alegre, outras cinco cidades brasileiras já contam com CASVs: São Paulo (onde há dois centros), Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Recife.
O centro deve facilitar especialmente a vida de quem tem menos de 16 anos ou mais de 66, ou teve seu visto expirado há até quatro anos. Para estas pessoas, segundo Chapmann, não haverá mais a necessidade de se deslocar até o Consulado Geral dos Estados Unidos, em São Paulo. Para os casos de solicitantes de vistos que não se enquadram nesses grupos, porém, o CASV não elimina a necessidade de viagem para a realização das entrevistas presenciais, já que a Agência Consular de Porto Alegre ainda não presta esse tipo de serviço.
Embaixador cita “momento histórico”
Presente à cerimônia de inauguração, o ministro conselheiro da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapmann, disse que o novo centro de atendimento facilitará ainda mais o “envolvimento entre os povos” dos dois países, o que é um dos “grandes objetivos” do governo americano. “Estamos diante de um momento histórico, uma grande oportunidade de expandir as relações entre os nossos países. Foram investidos pelo menos US$ 40 milhões em projetos para expandir as seções consulares aqui no Brasil”, disse o embaixador.
Chapmann, que passou o Carnaval no Rio Grande do Sul, se disse encantado com “as maravilhas” da região e lançou um desafio aos gaúchos: “conheçam o meu país lindo”. “Eu passei o Carnaval aqui, conhecendo as maravilhas de Caxias do Sul, de Bento Gonçalves, da serra gaúcha. Faço aqui o desafio: conheçam vocês também as montanhas do Colorado, as praias do Havaí, até mesmo o gelo do Alasca. Com certeza, há muito o que explorar em meu país”, garantiu.
Em seu discurso, o prefeito Fortunati brincou com a visita do embaixador. “O ministro Chapmann bebeu o vinho de Bento (Gonçalves), a água do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgoto de Porto Alegre), e certamente se tornou um grande gaúcho”, afirmou, arrancando risos dos presentes.
Quando inaugurado, o consulado de Porto Alegre ficará a cargo da cônsul Erin McConaha, que também participou da cerimônia. De acordo com McConaha, o CASV deve atender até 500 pessoas por dia, expandindo gradualmente as suas operações em um prazo de duas semanas. “Na tarde de hoje, devemos trabalhar com cerca de 30% da nossa capacidade. Na semana que vem, devemos chegar a 60% e, na seguinte, 100%”, afirmou.
Sobre os CASVs
O Departamento de Estado americano tem implementado os CASVs em países onde a demanda por vistos é grande. Atualmente, o Brasil é um dos cinco países que mais emitem vistos para os Estados Unidos, com mais de um milhão de vistos processados em 2013.
Para solicitar um visto de não imigrante, os cidadãos brasileiros precisam preencher um formulário online e efetuar o pagamento da taxa de solicitação do visto (MRV). Uma vez paga a taxa, os solicitantes podem agendar sua visita no CASV, onde são coletadas suas informações biométricas, como fotos e impressões digitais. A entrevista presencial, porém, só pode ser feita em uma das representações diplomáticas americanas no Brasil, em um prazo mínimo de um dia após a visita ao CASV.