Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Facção que expulsava moradores de condomínio e planejava atentado contra policiais é alvo de operação

Grupo suspeito de expulsar moradores e planejar atentados contra policiais é alvo de ação intensiva

19 dez 2023 - 12h20
Compartilhar
Exibir comentários

Após um ano de investigações detalhadas, a Polícia Civil lançou uma grande operação nesta terça-feira (19) para desmantelar uma facção criminosa com base no Vale do Sinos, mas que também atua em bairros da zona sul de Porto Alegre, como Ponta Grossa, Hípica e Chapéu do Sol. O Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) informou que o grupo é acusado de expulsar moradores de condomínios e planejar atentados contra militares na Zona Sul.

Foto: Reprodução / Porto Alegre 24 horas

A missão policial visa prender 29 suspeitos que fazem parte da facção. As operações se estendem por Porto Alegre, cidades da Região Metropolitana e seis casas prisionais do Estado. A ação inclui bloqueios de contas bancárias e quebras de sigilo bancário e fiscal dos supostos líderes da organização. Até as 6h55min, 18 pessoas haviam sido detidas.

O delegado Gabriel Borges, da 3ª Divisão de Investigações do Narcotráfico, relatou que a investigação ganhou força após a prisão em flagrante de um importante membro do grupo em São Leopoldo, em 2022. Esse indivíduo, ligado a mais de 25 homicídios, armazenava armamento pesado e registros da movimentação do tráfico de drogas.

As investigações revelaram que este criminoso reportava-se diretamente ao líder da facção, que comanda as operações mesmo estando em regime fechado. Este líder é responsável por coordenar o tráfico de drogas, execuções de rivais e devedores.

Os moradores de um condomínio popular na Zona Sul foram particularmente afetados, sendo coagidos a tolerar o comércio de drogas e, em alguns casos, expulsos de seus imóveis. Um dos principais líderes do grupo é apontado como o maior distribuidor de crack do Estado e estava envolvido em uma apreensão significativa de "cocaína rosa".

A operação, destacada pelo delegado Alencar Carraro, diretor de investigações do Denarc, e pelo delegado Carlos Wendt, diretor-geral do Denarc, é parte de uma estratégia contínua para combater o crime organizado no Estado.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade