FAB encerra buscas a helicóptero que sumiu com 2 no AM
As buscas pelo piloto Silvar Apolinário, 69 anos, e pelo mecânico Gilson Jesus de Aquino, 51 anos, foram encerradas na manhã desta sexta-feira, segundo informações da Aeronáutica. Segundo o órgão, após 20 dias e mais de 170 horas de buscas, foi determinado o fim do resgate devido ao cumprimento do protocolo e da falta de indícios sobre o helicpótero.
Os dois estão desaparecidos desde janeiro, a bordo do helicóptero modelo Esquilo AS 350, prefixo PT-HLE, pertencente à empresa JVC Táxi Aéreo. A aeronave partiu de Manaus com destino ao município de Tabatinga, no sul do Amazonas.
Nesta semana, o fotógrafo Edmar Barros acompanhou a situação em Lábrea (AM), cidade onde foi montada a base da operação. "As equipes de resgate fizeram um esforço tremendo para encontrar a aeronave. O trabalho de buscas é extremamente difícil por ser uma região de mata fechada", relata.
Durante as buscas, o navio patrulha fluvial Roraima, da Marinha, estava percorrendo o rio Purus, entre os municípios de Lábrea e Canutama, para auxiliar no resgate. Equipes da Força Aérea Brasileira (FAB), do esquadrão especializado em busca e salvamento de Campo Grande (MS) e da própria JVC Táxi Aéreo, responsável pela contratação dos pilotos, também participavam da equipe de busca.
Segundo a FAB, agora a equipe irá apenas auxiliar as buscas por terra, a pedido da empresa JVC. A Aeronáutica informa ainda que a operação pode ser reiniciada caso apareçam novos indícios relacionados ao acidente.
De acordo com o diretor de operações da JVC Táxi Aéreo, Alvair Costa, os familiares dos dois desaparecidos acompanhavam as ações de Manaus. A mulher e um dos filhos do piloto Silvar Apolinário foram levados do Rio de Janeiro, onde moram, para a capital amazonense. A família do mecânico Gilson Aquino vive em Manaus.
Redação Terra
Colaborou com esta notícia o internauta Edmar Barros, de Manaus(AM), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.