FAAP quer reforçar foco em inovação e na ponte entre academia e sociedade
Tradicional instituição paulistana reforça aposta em eventos e laboratórios que pavimentem o olhar para o futuro
Como a universidade pode impulsionar a inovação e propor respostas para os desafios contemporâneos (e também para os futuros)? A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), uma das principais instituições de ensino paulistas, sabe que abrir suas portas para a sociedade é um dos principais caminhos.
Um dos exemplos desse esforço deve ser a São Paulo Innovation Week. O Estadão lançou, nesta sexta-feira, 15, a iniciativa para realização do evento com foco em inovação, tecnologia e negócios, em conjunto com os organizadores da Rio Innovation Week (RIW).
A conferência deve ser realizada na Faap e também no Mercado Livre Arena Pacaembu, vizinho à faculdade, além de palcos espalhados pela periferia da capital paulista. O anúncio da iniciativa foi feito no último dia da edição 2025 da RIW.
"A FAAP esta na vanguarda nos investimentos de tecnologia nesse exato momento. Temos mais de 120 disciplinas desde artes visuais a direito, com inclusão de inteligência artificial, novas tecnologias, para que a gente não só ensine nossos alunos da área de tecnologia, mas que os currículos já existentes também se adaptem à essa nova realidade", afirma o CEO da instituição, Luis Sobral.
A expectativa é atrair 30 mil visitantes por dia, com pelo menos 24 conferências, palestrantes de renome internacional e espaços para troca de conhecimento e realização de negócios.
"A SPIW tem tudo a ver conosco. Inclusive ano que vem iremos lançar um curso de graduação na área de tecnologia, já em fevereiro abre as matrículas, além de todos os cursos e extensões que oferecemos para aqueles que já fazem parte do mercado de trabalho", complementa.
A programação será construída a partir das principais trilhas da economia e prevê a participação de mais de 1,5 mil palestrantes, mil startups, 150 expositores e 24 conferências, em uma área de 50 mil m².
Equilibrar a solidez do conhecimento acadêmico com a ousadia de testar soluções modernas já faz parte da instituição, criada em 1947. É nesse espírito que se insere o Business Hub, o B-Hub, uma espécie de laboratório em que os alunos podem desenvolver projetos com foco em inovação e empreendedorismo.
No ano passado, em outra parceria, Estadão, FAAP e o Portal Terra realizaram um dos principais debates entre os pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo, em uma das mais acirradas disputas eleitorais das últimas décadas.