Diretora de Polícia se fantasia de Rita Lee e Hannibal e prende suspeitos em bloco; veja fotos
Ivalda Aleixo comanda o DHPP (Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa) e se infiltrou entre os foliões
Ivalda Aleixo, diretora do DHPP (Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa) da Polícia Civil de São Paulo, esteve entre os policiais que, fantasiados, se infiltraram entre foliões em blocos de rua e prenderam dois homens, ambos de 27 anos. A ação ocorreu na tarde de domingo, 9, na Rua da Consolação, centro da capital paulista, no fim de semana de pós-carnaval.
No domingo, Ivalda Aleixo estava fantasiada de Rita Lee. No sábado, a fantasia era de Hannibal Lecter, personagem de ficção. "Outros policiais também acompanham a ação, mas, como foliões, sem fantasia ou algo diferente", disse Ivalda.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado, policiais civis estavam em diligências na Operação Carnaval, quando suspeitaram de um dos homens, que estava com as mãos no bolso e transitando rapidamente entre os foliões.
"Os agentes abordaram o homem e encontraram com ele cinco celulares subtraídos, dos quais dois estavam desbloqueados. As vítimas foram notificadas e reconheceram o homem como o assaltante", disse a SSP.
Após ouvir as vítimas, os policiais localizaram o segundo autor, que também foi reconhecido. O caso foi registrado como roubo no 78° DP (Jardins).
Balanço do carnaval
A cidade de São Paulo registrou 2.528 ocorrências envolvendo furtos ou roubos de celulares durante o carnaval deste ano, de acordo com dados da Secretaria da Segurança do Estado de São Paulo.
Segundo o balanço, entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, foram 828 roubos de celular. No carnaval do ano passado, foram 1.299 ocorrências, o que representa uma redução de 36%.
"Os furtos de celulares passaram de 2.255 (em 2024) para 1.700 neste ano, uma queda de 24% nos boletins de ocorrência registrados até terça-feira, 4, durante a festa que reuniu mais de 700 blocos cadastrados na capital paulista", disse a SSP.
