Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Única casa projetada por Niemeyer em SP está à venda por R$ 25 milhões

Propriedade no Alto de Pinheiros foi projetada na década de 60

13 jul 2025 - 12h13
(atualizado às 17h00)
Compartilhar
Exibir comentários

A assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer está por trás de alguns dos principais cartões postais da cidade de São Paulo, como o edifício Copan, o Memorial da América Latina e o Parque do Ibirapuera.

Finalizada em 1974, casa tem 670 m² de área construída
Finalizada em 1974, casa tem 670 m² de área construída
Foto: Agulha no Celeiro/Divulgação / Estadão

Menos conhecida, porém, é a única casa do arquiteto na capital paulista: projetada na década de 1960 para o amigo Milton Mitidieri, a obra fica no Alto de Pinheiros, bairro nobre da capital, e está à venda por R$ 25 milhões, conforme anunciado pela imobiliária Agulha no Celeiro.

Mitidieri foi o engenheiro responsável por obras como o Palácio da Alvorada e a Catedral de Brasília, ambas de Niemeyer. A construção da casa foi concluída em 1974, resultando em seus 670 m² de área construída, cercada por um amplo jardim em um terreno de 1.800 m².

O imóvel foi habitado pela família do engenheiro e nos últimos anos se tornou locação de eventos e gravações.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Camila Giosa (@camilagiosa)

A assinatura de Niemeyer na casa de SP, em 4 pontos

Mais conhecido pelo traço monumental dos edifícios públicos de Brasília, o arquiteto também foi autor de casas no Rio de Janeiro, na capital federal e na França. A casa paulistana contém algumas das marcas registradas de Niemeyer e da arquitetura moderna:

  1. construída em concreto armado aparente, com uma laje plana;
  2. uma rampa de madeira liga os dois andares, a sala e os quartos (o social e o privado);
  3. os quartos têm um volume curvo, com cobogós que dão para uma varanda lateral ajardinada;
  4. a integração com a natureza: as esquadrias de vidro dão vista e acesso da sala para o jardim no exterior.
Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade