Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Com chuva e granizo, São Paulo entra em estado de atenção

10 jan 2014 - 17h02
(atualizado às 21h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Paulistano enfrentou chuva na tarde desta sexta-feira
Paulistano enfrentou chuva na tarde desta sexta-feira
Foto: Marcelo Pereira / Terra

A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos na tarde desta sexta-feira. Devido ao calor intenso, grandes e escuras nuvens se espalharam pelo céu da capital, que foi atingida por chuva e granizo. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), por volta das 16h30, entraram em atenção as zonas norte, sul e oeste e as marginais Pinheiros e Tietê. Às 17h40, foi a vez das zonas leste, sudeste e centro. Às 19h12, todas as regiões já haviam saído da situação.

Confira a previsão do tempo na sua cidade
Saiba como se calcula a sensação térmica

Por volta das 19h15, as chuvas perderam força em toda a capital. Conforme imagens de radar meteorológico, restava apenas precipitação fraca com pontos moderados no extremo da zona leste, entre os bairros de São Miguel Paulista, Itaim Paulista e Guaianases. Nas zonas norte e sul, havia registro de chuva leve e chuviscos. No restante da cidade, o céu permanecia com variação de nuvens. Na Grande São Paulo, chovia moderadamente em parte de Guarulhos.

Avenida Mário Lopes Leão, que dá acesso à Marginal Pinheiros ficou alagada
Avenida Mário Lopes Leão, que dá acesso à Marginal Pinheiros ficou alagada
Foto: Diego Roschel / vc repórter

Às 18h, o aeroporto de Cumbica, no município de Guarulhos, registrou queda de granizo e rajadas de vento de aproximadamente 33 quilômetros por hora. Às 17h, a velocidade dos ventos atingiu os 41 quilômetros por hora no aeródromo do Campo de Marte, na zona norte. No Mirante de Santana, local onde está instalada a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram observadas rajadas de 36,4 quilômetros por hora às 17h e às 18h.

Segundo a equipe de meteorologia do CGE, as chuvas diminuem ainda mais nas próximas horas, restando apenas variação de nebulosidade. As temperaturas permanecem amenas, entretanto no final da madrugada a sensação será de tempo abafado. No período, a mínima prevista é de 21ºC.

O calor e a entrada da brisa marítima provocaram chuva e granizo em algumas localidades. Moradores relataram queda de granizo em Taboão da Serra, em Osasco, Santo Amaro, Interlagos, Jaguaré, Vila Carrão, Tatuapé, Artur Alvim/Jd. Esperança, Parque Novo Mundo e Brooklin.

Segundo a Climatempo, na zona sul, a temperatura chegou aos 34°C no aeroporto de Congonhas. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou a temperatura máxima de 33,2°C no Mirante de Santana, na zona norte. 

Previsão

O tempo não muda muito nos próximos dias. São esperados dias quentes, ensolarados e com pancadas de chuva no final das tardes. O sábado será um dia típico de verão. Ao amanhecer, os termômetros ficam em torno dos 21°C, mas com a presença do sol entre poucas nuvens, as temperaturas se elevam rapidamente. A máxima chega aos 33°C, enquanto que as taxas de umidade relativa do ar variam entre 35% e 85%.

Devido ao calor intenso, a capital paulista também foi atingida por granizo
Devido ao calor intenso, a capital paulista também foi atingida por granizo
Foto: Marcelo Pereira / Terra

Entre o final da tarde e o início da noite, a chegada da brisa marítima provoca temporais localizados. São esperadas chuvas fortes, acompanhadas de rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco para a formação de alagamentos é elevado.

No domingo o dia começa com sol, céu nublado e temperatura média de 21°C no início da manhã. A passagem de uma frente fria de fraca atividade pelo litoral paulista aumenta a quantidade de nuvens, e por conta disso, a máxima chega aos 31°C. Os índices de umidade do ar variam entre 40% e 90%.

Mesmo fraco, o sistema que vem acompanhado de um ar mais frio organiza instabilidades sobre a região da Grande São Paulo, que estará bastante aquecida. As chuvas devem ocorrer entre a tarde e o início da noite, na forma de pancadas isoladas. O risco para a formação de alagamentos continua elevado.

A onda de calor registrada em Santa Catarina fez com que menor temperatura registrada não passasse dos 26ºC em Florianópolis Foto: Luciano Bergamaschi / Especial para Terra A onda de calor registrada em Santa Catarina fez com que menor temperatura registrada não passasse dos 26ºC em Florianópolis Foto: Fabricio Escandiuzzi / Especial para Terra

Colaborou com esta notícia o internauta Diego Roschel, de São Paulo (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade