Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chuva deixa 6 cidades do RJ em situação de emergência

4 jan 2012 - 23h14
(atualizado às 23h17)
Compartilhar

A chuva que atinge as regiões norte e nordeste do Rio de Janeiro nas últimas 72 horas deixou seis municípios em situação de emergência, segundo balanço da Secretaria de Estado de Defesa Civil divulgado na noite desta quarta-feira. O decreto vigora em Laje do Muriaé, Santo Antônio de Pádua, Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira e Miracema.

A constante chuva que cai em diversas cidades do Rio de Janeiro tem causado estragos e inundações, a exemplo da cheia do rio Paraíba do Sul, em Campo dos Goytacazes, onde meninos se banharam nesta quarta-feira
A constante chuva que cai em diversas cidades do Rio de Janeiro tem causado estragos e inundações, a exemplo da cheia do rio Paraíba do Sul, em Campo dos Goytacazes, onde meninos se banharam nesta quarta-feira
Foto: Philipe Moacyr / Futura Press

Santo Antonio de Pádua é onde a situação é mais grave. Cerca de 12 mil pessoas estão desalojadas e 1,2 mil desabrigadas. Também é difícil o quadro em Itaperuna, com cinco mil desalojados e 60 desabrigados, e em Laje do Muriaé, que tem 2,5 mil desalojados, 100 desabrigados e um morto.

De acordo a Defesa Civil, outros municípios fluminenses sofrem com as inundações: Aperibé conta 1,8 mil desalojados e 60 desabrigados; Italva tem 500 pessoas desalojadas e 90 desabrigadas; Cardoso Moreira, 447 desalojados e 80 desabrigados; Cambuci, 310 desalojados e 80 desabrigados; e Campos dos Goytacazes, onde o Rio Paraíba do Sul transbordou, 113 pessoas estão desabrigadas.

'Kits calamidade' serão distribuídos a partir de Itaperuna

Itaperuna vai ser a base da Secretaria de Estado de Saúde para dar apoio às cidades afetadas pelas chuvas. O ponto de apoio e distribuição vai funcionar no Núcleo Descentralizado de Vigilância em Saúde do município, de onde sairão os kits de calamidade solicitados pelas prefeituras e outros eventuais medicamentos e insumos hospitalares necessários para as áreas atingidas pelas chuvas e transbordamento de rios.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, que visitou a região nesta quarta-feira, as enchentes de 2009 "deixaram uma lição às prefeituras". "Hoje, elas estão bem mais organizadas do que naquela época. Na maioria das cidades que visitamos hoje, as ações foram rápidas para evitar danos maiores à população e já havia um planejamento para prevenção de doenças", afirmou, acrescentando que a secretaria está antecipando entregas de equipamentos como salas de estabilização e aparelhos de raios-X.

Cada kit tem capacidade para atender 500 pessoas e contém medicamentos para a atenção básica, antibióticos, hipoclorito de sódio e álcool. Com investimento de R$ 111 mil, cada sala de estabilização contém leito completo com maca, cama elétrica, cardioscópio, respirador, monitor multiparâmetro, desfibrilador, carrinho de urgência, entre outros equipamentos.

Veja o mapa das enchentes no Sudeste

Clique nos pontos destacados no mapa e veja a situação de cada município afetado pela chuva:

Com informações da Agência Brasil.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra