Carro concretado vira 'ponto turístico' em Belo Horizonte
Uma Saveiro que foi concretada na calçada do bairro Nova Granada, em Belo Horizonte, virou ponto de peregrinação de curiosos nesta sexta-feira. O automóvel do advogado Márcio Drumond estava parado no local quando funcionários decidiram fazer uma calçada, mesmo com o veículo parado.
A briga entre vizinhos virou notícia e acabou atraindo curiosos, como os professores que se casaram hoje e resolveram tirar a primeira foto pós-matrimônio ao lado do veículo. “Casei hoje pela manhã e falei que a primeira foto teria que ser com esse carro aí”, disse Eduardo Gonçalves. Mesmo atrasada para o salão de cabelereiro, a noiva Marcilene Cristina Silva acabou fazendo a vontade do marido e tirou as fotos ao lado do automóvel. “Homem é ‘bicho’ bobo demais. O que a mulher não faz, não é?”, disse ela, sorrindo.
O motoboy Mual Roque também foi até o endereço para tirar fotos ao lado do veículo. “Eu vi na internet e fiz questão de fotografar e mostrar para os meus amigos. O Brasil inteiro vai ver isso aqui”, disse ele.
No local, um dos responsáveis pela concretagem fazia questão de tirar as fotos para os visitantes. O funcionário da obra Adilson Antônio de Souza disse que a atitude do dono do prédio só ocorreu após muita discussão. “A obra é legal, até mesmo porque se não fosse teria sido parada há muito tempo. Temos a obra aprovada pela prefeitura. O senhor Márcio disse que avançamos dois metros e isso não é verdade”, falou. "Não que a gente tenha feito Justiça com as próprias mãos, houve uma conversa com ele antes e ele não quis (remover o veículo)”, completou o funcionário.
Na tarde desta sexta-feira, os próprios funcionários da obra começaram a remover o concreto em torno das rodas do veículo, que permaneceu “dentro” da calçada.
Advogado contesta legalidade da obra
Procurado pelo Terra, o advogado Márcio Drumond disse que a questão da concretagem de sua Saveiro começou quando a empresa Manu Participações deu início à construção de um prédio na avenida Barão Homem de Melo, no local utilizado por seus clientes e por ele próprio como estacionamento.
“Nossos veículos ficam estacionados regularmente na rua Sebastião de Barros, na esquina com avenida Barão Homem de Melo, ao lado do posto de gasolina de bandeira BR, há mais de 20 anos”, disse Drumond.
De acordo com o advogado, a Manu iniciou a construção do prédio próximo ao referido local há dois anos, porém, há alguns meses, a empresa “avançou cerca de dois metros na mencionada rua Sebastião de Barros”. Após o imbróglio, a Saveiro, que estava estacionada no local há seis meses, foi concretada na quarta-feira. De acordo com o advogado, o responsável pela obra determinou o deslocamento do veículo manualmente na última sexta. Na manhã seguinte, o responsável pelo automóvel acionou a Polícia Militar para relatar danos ao veículo pela "remoção manual e forçada". Diante dos PMs, ainda de acordo com Drumond, funcionários da obra despejaram concreto para continuar a construção da calçada.
Na manhã de quarta, porém, a concretagem acabou atingindo o veículo que estava estacionado. “A empresa concretou totalmente o veículo, danificando-o ainda mais, e impossibilitando sua função natural, que é de ir e vir -provavelmente para sempre”, relatou o advogado.
Drumond informou que irá mover uma ação judicial contra a empresa por perdas e danos. A Justiça deverá definir se o local de estacionamento é irregular ou não.
De acordo com a BHTrans, responsável pela fiscalização de trânsito na capital mineira, o local é sim uma calçada e não rua.