PUBLICIDADE

BH tem dia mais quente do ano e calor nível Saara

31 ago 2017 - 11h40
Compartilhar
Exibir comentários
Mapa mostra a quantidade de chuva acumulada nas últimas 24 horas na região Sudeste do Brasil
Mapa mostra a quantidade de chuva acumulada nas últimas 24 horas na região Sudeste do Brasil
Foto: Inmet

A tarde da última quarta-feira (dia 30) será inesquecível para a população de Belo Horizonte por causa do calor e da baixa umidade. O pior, é que sem nenhuma previsão de chuva para os próximos 13 dias, os moradores da capital mineira devem se preparar para mais dias quentes.

A Defesa Civil de Belo Horizonte informou que a umidade relativa do ar na Região de Venda Nova chegou a 13% durante o horário mais crítico do dia, no intervalo entre 14h e 16h. Esse percentual está dentro da média do mesmo calor sentido no Deserto do Saara, por exemplo.

Chegando a 80 dias sem chuva e sem nenhuma previsão até o dia 13 de setembro, os cuidados com a saúde devem aumentar. Hidratação, filtro solar e protetores labiais estão entre as principais recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O cuidado deve ser redobrado com crianças e idosos.

Problemas respiratórios também aumentam nesta época do ano, principalmente em função do aumento nos registros de queimadas em todas as regiões de Minas Gerais.

O Programa de Monitoramento de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), faz o monitoramento via satélite e prevê em até quatro semanas os riscos de fogo, nível de precipitação, de umidade e temperatura máxima do ar. 

O mapa mostra a metade de Minas Gerais como nível “crítico” para queimadas.
O mapa mostra a metade de Minas Gerais como nível “crítico” para queimadas.
Foto: Reprodução

No início de agosto, um incêndio num matagal nas margens do Anel Rodoviário, na Região Oeste da capital deixou o trânsito lento no Bairro Novo das Indústrias. A fumaça na via dificultou a visibilidade dos motoristas que passavam pelo local.

A facilidade de combustão cresce tanto que velas podem ter sido a causa de um incêndio que consumiu 30% da vegetação rasteira do Parque Municipal Renato Azeredo na Região Nordeste de BH.

No Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto, um incêndio causado por bandidos durante uma fuga destruiu parte da vegetação. A baixa umidade do ar e os ventos intensos dificultaram a contenção das chamas. O Batalhão de Emergências Ambientais precisou usar dois helicópteros e dois aviões.  

Em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte, o fogo na mata assustou uma onça suçuarana que foi morta por um segurança de uma empresa. O animal entrou na guarita e encurralou o funcionário, de acordo com seu depoimento.

Veja também

A tempestade Harvey em números:
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade