Avião da Gol arremete 3 vezes em PE e desvia pouso para AL
Alexandra Torres
Direto do Recife
Um avião da companhia Gol que fazia a rota Rio de Janeiro-Recife tentou pousar diversas vezes no aeroporto do Recife (PE), por volta da 0h desta segunda-feira, e depois de três tentativas frustradas teve que se deslocar para Maceió (AL). Os passageiros pegaram outro vôo e só chegaram ao Estado às 7h da manhã. O mau tempo teria sido o motivo da dificuldade de pouso da aeronave em solo recifense.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Gol afirmou que as arremetidas e alterações de trajeto em virtude de más condições climáticas são "procedimentos habituais nas operações aéreas". A empresa ainda lamentou o desconforto causado aos passageiros, mas reiterou que ações como essa visam a garantir a segurança operacional.
As chuvas que atingiram o Recife e região metropolitana nesta madrugada causaram deslizamentos de barreiras, queda de árvores, alagamentos e dificuldade de pouso no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, no Recife. Segundo o plantão do Corpo de Bombeiros, das 8h do domingo até as 6h de hoje, foram registradas 36 ocorrências por causa da precipitação.
No município de Abreu e Lima, no grande Recife, uma barreira cedeu por volta das 3h15, na rua Valter Velian, bairro do Desterro, e atingiu a parte da frente do terraço de duas casas conjugadas onde moravam sete pessoas. Outro deslizamento, dessa vez no bairro de Águas Compridas, em Olinda, atingiu o quarto de uma casa na rua do Amanhecer. Ninguém ficou ferido nas duas ocorrências, houve apenas danos materiais.
Já no Recife, uma árvore caiu na avenida Rosa e Silva, no bairro da Tamarineira, zona norte da cidade, e atingiu a fiação elétrica do local. Agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) do Recife foram ao local para tentar coordenar o tráfego que ficou bastante lento.
A região teve diversos pontos de alagamento no início desta segunda-feira. Em Olinda, ruas do Bairro Novo e de Jardim Brasil ficaram embaixo d'água. O tráfego está complicado nesses locais. No Recife os principais pontos alagados estão nas avenidas Norte, onde diversos carros estão quebrados, Agamenon Magalhães, Cruz Cabugá, e nas ruas Gervásio Pires, Príncipe e João de Barros.
Segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) a chuva deve permanecer ao longo do dia no Recife e outras áreas do litoral e da Zona da Mata, ficando o tempo encoberto e podendo ocorrer pancadas de chuva.