PUBLICIDADE

Artistas de rua protestam contra restrição em São Paulo

Grupo de 50 pessoas fez um protesto bem-humorado em frente à prefeitura da capital; comissão foi recebida pela secretaria de Relações Governamentais

25 mar 2014 - 22h06
(atualizado às 22h15)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Os artistas questionam uma regulamentação do Executivo, publicada na semana passada no Diário Oficial, que restringe apresentações de artistas de rua em alguns pontos da cidade</p>
Os artistas questionam uma regulamentação do Executivo, publicada na semana passada no Diário Oficial, que restringe apresentações de artistas de rua em alguns pontos da cidade
Foto: Vagner Magalhães / Terra

Cerca de 50 artistas de rua fizeram uma manifestação bem-humorada na tarde desta terça-feira, em frente à prefeitura de São Paulo. Eles questionam uma regulamentação do Executivo, publicada na semana passada no Diário Oficial, que restringe apresentações de artistas de rua em alguns pontos da cidade.

Entre as restrições estão as entradas de estações de metrô, pontos de ônibus, monumentos tombados, entre outros, em que os artistas devem manter uma distância mínima de 5 metros. Nos casos das feiras de artesanato e telefones públicos, a distância mínima deve ser de 20 metros. Ficam proibidas as apresentações que provoquem ruídos a menos de 50 metros de hospitais.

Uma portaria deverá ser publicada nas próximas semanas com o detalhamento das regras. A prefeitura informou que pretende apenas disciplinar as apresentações e que há diálogo com os representantes dos artistas. Um grupo de artistas foi recebido pela secretaria de Relações Governamentais.

O artista AG, da Ocupação Casa Amarela, afirma que essa regulamentação acaba inviabilizando o trabalho de muita gente que depende de sua própria arte para sustentar a família. "O artista de rua circula pela rua, para em um determinado local, depois prossegue. Com essa regulamentação, por exemplo, a avenida Paulista fica praticamente inviável", disse.

Desde o ano passado, principalmente nos fins de semana, as calçadas da avenida ficam cheias de artistas, que fazem, desde apresentações musicais a circenses.

Para ironizar a "lei dos 5 metros", vários artistas se apresentaram nesta tarde com fitas métricas na mão. AG, inclusive, criou uma marchinha para o evento. "A rua é do povo", resume.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade