Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Artista renomado ensina arte às crianças de seu bairro

4 jul 2014 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários

Daniel Melim é um dos artistas visuais mais renomados do País e, com frequência, tem tido seus trabalhos exibidos em galerias e espaços nobres como o Masp, a Pinacoteca e o Memorial da América Latina, além de centros culturais no exterior. Suas obras colorem murais na Avenida Prestes Maia e no Memorial da Resistência, no centro da capital paulista.

Mas Melim, 35 anos, também faz do ofício uma missão: em 2006, ele decidiu voltar à infância, quando admirava os grafiteiros de sua época, e passou dividir a sua experiência com jovens e adolescentes de Ferrazópolis, bairro onde vive, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. 

Nascia o Projeto Jardim Limpão, que se desenvolve por meio de ações voluntárias de ativistas e moradores do bairro. São aulas de capoeira, artes visuais, grafite, percussão e dança afro, ensinadas em oficinas e workshops na sede da Associação de Bairro. 

As oficinas de artes visuais ministradas por Melim transmitem as técnicas do grafite, pintura e colagem. “A minha ideia é trabalhar a intervenção artística, mas junto com a garotada do bairro. É uma forma de promover o acesso à cultura, lazer e educação na região”, acredita.

Mais de 500 crianças beneficiadas

Desde o início do projeto, mais de 500 crianças foram beneficiadas. As aulas não têm turmas definidas e qualquer criança pode participar. O financiamento é obtido por meio da realização de quermesses e o material é fornecido pelo próprio artista.

Afora a riqueza cultural conferida a São Bernardo do Campo, os participantes saem ganhando em outros campos, diz Melim: depois de embarcar no projeto, melhoram sua concentração escolar, habilidades físicas e equilíbrio emocional. “Nas aulas de pintura, a criança está extravasando. Ela pode colocar as ideias no papel de forma mais livre, sem precisar explicar para ninguém o que significam. É uma forma de expressar a vida, por meio da arte.”

Antes do Projeto Jardim Limpão, Melim trabalhou com arte-educação em outras ações sociais, espalhadas pelos subúrbios da cidade.

Fonte: Dialoog Comunicação
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade