Após tentativa de homicídio envolvendo líderes de grupo criminoso, Operação "Costa Nostra" desvenda esquema envolvendo Pousada em SC
A ação foi realizada em várias cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, incluindo Porto Alegre, Camboriú e Porto Belo.
Na manhã desta quinta-feira (3), a Polícia Civil deflagrou a Operação Costa Nostra para desarticular uma organização criminosa dedicada à lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas. A ação foi realizada em várias cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, incluindo Porto Alegre, Camboriú e Porto Belo.
Foram cumpridos 143 mandados judiciais, entre buscas, sequestros de imóveis, bloqueios de contas e quebras de sigilo bancário e fiscal. As apreensões incluíram R$ 40 mil em dinheiro, veículos, armas e documentos que comprovam a movimentação financeira ilegal da quadrilha, com patrimônio estimado em R$ 8 milhões.
A investigação teve início após tentativa de homicídio envolvendo líderes do grupo, quando a polícia descobriu um esquema complexo de lavagem usando investimentos em uma pousada no litoral catarinense e residências caras. Segundo o delegado Rodrigo Pohlmann, as movimentações financeiras sem respaldo legal foram determinantes para a ação.
O diretor do DHPP, delegado Mário Souza, ressaltou que o combate à lavagem de dinheiro é crucial para enfraquecer as organizações criminosas e evitar que dinheiro ilícito financie crimes violentos, contribuindo para a segurança pública.
Com a informação PC.