Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Após temporais, SP pode ter tarde mais fria do ano; chuva persiste no RJ

Passagem de frente fria derruba temperaturas e provoca chuva forte no Rio. Tempo deve melhorar a partir de terça-feira

18 mar 2013 - 11h18
(atualizado às 11h21)
Compartilhar
Exibir comentários
17 de março - Queda de barreiras provocou a interdição da rodovia Rio-Santos em São Sebastião (SP)
17 de março - Queda de barreiras provocou a interdição da rodovia Rio-Santos em São Sebastião (SP)
Foto: Prefeitura de São Sebastião / Divulgação

A frente fria que provocou fortes chuvas e inundações no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro no fim de semana se desloca para o Espírito Santo. Nesta segunda-feira, a massa de ar frio provocou a menor temperatura do ano na capital paulista, 14,9°C, igualando o recorde de 12 de janeiro, e há a perspectiva de que a tarde de hoje seja a mais fria do ano na cidade. No Rio, a expectativa é de que a chuva persista durante todo o dia, com melhora do tempo a partir da terça-feira. As informações são da Climatempo.

No fim de semana, foram registrados volumes de chuva extremamente elevados na Baixada Fluminense e na região serrana do Rio de Janeiro, causando alagamentos e deslizamentos de encostas. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no período entre 7h de domingo e 7h de hoje choveu quase 202 milímetros sobre Teresópolis, 159 mm em Xerém, 138 mm no Pico do Couto, na região de Petrópolis, e 143 mm em Nova Friburgo. A média de chuva para março na região é de aproximadamente 151 mm.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) contabiliza quantidades de chuva ainda maiores na Baixada e serra do Estado. Entre 7h30 de ontem e 7h30 de hoje, na Baixada Fluminense, o posto de medição de Xerém/Mantiquira acumulava quase 121 mm, o de Raiz da Serra registrava 139 m, Ponte de Ferro Piabeta já havia recebido quase 97 mm de chuva.

Na região de Nova Friburgo, o posto do Pico Caledônia tinha acumulado 179 mm de chuva entre 7h30 de ontem e 7h30 de hoje. No mesmo período, na região de Petrópolis, choveu quase 330 mm sobre Morim, 387 mm em Quitandinha e 277 mm no posto de medição em Independência. Todos estes volumes são excepcionais e representam mais do que a média normal para todo o mês de março.

Para terça-feira, a previsão é de que a região serrana, a Baixada Fluminense e o Grande Rio já tenham períodos sem chuva no decorrer do dia. Na quarta-feira, são esperados períodos com sol. Porém, outra frente fria deve provocar mais chuva no fim da semana.

Em São Paulo, a nebulosidade persiste nesta segunda-feira, mas a chuva que ocorrer será de fraca a moderada intensidade e não deve ser persistente como a registrada no domingo. O vento frio ajuda a manter a temperatura baixa, e a tarde de hoje pode ser a mais fria do ano - por enquanto, a menor temperatura máxima registrada na cidade de São Paulo foi de 21,3°C, em 7 de fevereiro. O sol aparece a partir de terça-feira, mas uma nova frente fria está prevista para a quinta-feira e pode voltar a chover forte.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade