PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Após acidente fatal, obras em Viracopos são retomadas parcialmente

Na semana passada, operário morreu em soterramento nas obras de ampliação do aeroporto de Campinas

27 mar 2013 - 16h32
(atualizado às 16h33)
Compartilhar
Exibir comentários

As obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, foram retomadas parcialmente nesta quarta-feira, respeitando as recomendações feitas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. "As obras foram retomadas em algumas frentes como terraplenagem, descarregamento de materiais, montagem de canteiro, pátio de vigas e acampamentos", afirmou, por meio de nota, o Consórcio Construtor de Viracopos (CCV), contratado para executar a obra. Na semana passada, um operário morreu em um deslizamento de terra e as obras foram interditadas.

Procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT) vistoriaram e constataram a falta de escoras laterais na construção. "Houve negligência do consórcio no fornecimento de proteção coletiva (escoramento), que poderia ter evitado o acidente fatal. A responsabilidade de manter a obra em perfeitas condições de segurança é unicamente do empregador, a quem compete fiscalizar o seu cumprimento e zelar pela integridade física de seus trabalhadores. Esperamos sinceramente que o consórcio tome providências em favor da família do acidentado", disse o procurador Alex Duboc Garbellini. 

De acordo com o MPT, o escoramento é exigido pelas normas de segurança do trabalho. No momento do acidente, os operários trabalhavam em um plano inclinado que levava até o local mais profundo da escavação, quando a terra desabou sobre dois deles. O MPT destaca que o terreno estava molhado e havia atividade de retroescavadeiras no entorno da escavação.

Vistorias periódicas

Em setembro do ano passado, o MPT, o Ministério do Trabalho e o Consórcio Aeroportos Brasil criaram um protocolo de trabalho em que a empresa se comprometeu a fornecer o cronograma das obras de ampliação do aeroporto e suas atualizações a cada 45 dias. O MPT também manteve vistorias periódicas no terminal.

A responsável pela operação do aeroporto de Viracopos afirmou também que deu início ao processo de apuração dos "fatores e das causas do acidente", que serão divulgadas quando forem concluídas. Segundo a concessionária, 1,8 mil operários vinham atuando em dois turnos das obras do novo terminal de passageiros, com inauguração prevista para maio do ano que vem.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade