Apagão registrado no Brasil atinge abastecimento de água em São Paulo; veja locais afetados
Conforme a Sabesp, a falta de energia atingiu a Estação Elevatória Santa Inês, responsável por bombear água do Sistema Cantareira para a estação de tratamento de água; normalização está prevista até quarta-feira, 15
O apagão registrado durante a madrugada no País afeta o abastecimento de água na cidade de São Paulo e região metropolitana. Todos os Estados do Brasil enfrentaram instabilidades no fornecimento de energia elétrica no início da madrugada desta terça-feira, 14.
Conforme o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os principais afetados foram: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Outros foram atingidos pontualmente. O apagão foi devido a um incêndio em subestação no Paraná.
Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), diversos bairros da capital paulista foram impactados, além de municípios da Grande São Paulo, pela instabilidade elétrica.
"O abastecimento de água em parte da zona norte da capital paulista e nos bairros Cangaíba, Jardim Popular, Mooca, Brás, Cursino, Vila Alpina, Jabaquara, Vila Romana e nos municípios de Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras e Guarulhos foi afetado nesta terça-feira, devido ao apagão registrado no País nesta madrugada", disse.
A falta de energia atingiu a Estação Elevatória Santa Inês, responsável por bombear água do Sistema Cantareira para a estação de tratamento de água.
"A energia foi restabelecida, mas o fornecimento de água está em recuperação e deve estar normalizado até a manhã desta quarta-feira, 15. Por isso, a companhia recomenda o uso consciente de água", orienta a Sabesp.
Ocorrências e solicitações podem ser registradas:
- Central de Atendimento pelo telefone 0800 055 0195 (ligação gratuita)
- WhatsApp 11 3388-8000
- Agência Virtual por meio do site
Estados brasileiros registram apagão
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a falha no Sistema Interligado Nacional (SIN) teve início à 0h32 com um incêndio no reator da Subestação de Bateias, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná, que desligou toda a subestação de 500 kV (quilovolts).
A recomposição das cargas se deu de maneira controlada. E, até 1h30, todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste foram restabelecidas. Já as cargas da região Sul foram restabelecidas às 2h30, de acordo com a pasta.
Os efeitos foram distintos, enquanto em algumas localidades a oscilação durou apenas segundos, em outras regiões houve interrupção total do serviço entre 8 minutos e mais de 1 hora.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) disse que, assim que identificou a situação, iniciou uma ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões afetadas.