PUBLICIDADE

AP: governo revê para 10 o número de mortos em naufrágio durante Círio

13 out 2013 - 11h27
(atualizado às 14h20)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo do Amapá reviu o número de mortos no naufrágio de uma embarcação no rio Amazonas ocorrido no sábado durante o Círio Fluvial de Macapá (AP). De acordo com o

secretário de Comunicação do Estado, Carlos Henrique Schmidt, no dia da tragédia foram encontrados oito corpos e não 12, como divulgado anteriormente pelos órgãos oficiais. Na manhã deste domingo, outros dois foram achados - um de uma criança de oito anos e outro de uma mulher de 31 anos. 

Relembre naufrágios que chocaram o Brasil

Até o final da tarde de ontem pelo menos sete corpos já foram necropsiados e liberados pela Polícia Técnico-Científica (Politec). As buscas foram retomadas neste domingo por volta das 6h depois de os trabalhos terem sido interrompidos no final da tarde de ontem por questão de segurança. Segundo o coronel do Corpo de Bombeiros Wagner Coelho, a área de busca foi ampliada e cinco pessoas ainda são consideradas desaparecidas. "Trabalhamos com números oficiais dados por parentes que reclamaram de familiares que não retornam para casa e que teriam participado do Círio", explicou. 

O governo do Estado divulgou um comunicado onde diz que, por volta das 10h30, a embarcação, que estava alugada para o Sindicato dos Servidores Públicos Federais Civis no Estado do Amapá (Sindsep), transportando aproximadamente 60 pessoas, tombou repentinamente e naufragou rapidamente. A Capitania dos Portos do Amapá informou que o barco afundou quando retornava à cidade de Santana, a cerca de 20 quilômetros de Macapá, depois de realizar o percurso da procissão fluvial em comemoração ao Círio de Nazaré.

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, divulgou nota em que lamenta o acidente e se solidariza com as famílias das vítimas. Ele decretou luto oficial de três dias no Estado.

Segundo a Capitania dos Portos, a embarcação havia sido devidamente fiscalizada, estava com os documentos necessários e dispunha de coletes salva-vidas para todos os passageiros. O comandante - que foi encontrado morto - tinha habilitação. 

Segundo o governo do Amapá, 16 feridos foram atendidos em duas unidades de saúde, mas muitas das vítimas não precisaram de socorro médico. A Marinha, responsável pela apuração do ocorrido, informou que as razões do acidente ainda são desconhecidas. 

Relação das vítimas já necropsiadas pela Politec (até as 18h de sábado):

Poliana Sodré Ribeiro, 28 anos

Francisco da Silva Camarão, 68 anos

Elizabeth Mourão Moraes, 56 anos

Marli Lourenço dias, 67 anos

Maria Guiomar Silva de Albuquerque, 53 anos

Reginaldo Reis Nobre, 51 anos

Eliene Ferreira Freitas, 25 anos

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade