PUBLICIDADE

Alunos e docentes da USP fazem ato em apoio a metroviários

10 jun 2014 - 21h50
(atualizado às 22h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Funcionários, professores e alunos realizaram protesto nesta terça
Funcionários, professores e alunos realizaram protesto nesta terça
Foto: Ivane Sousa / Sintusp / Divulgação

Cerca de 150 pessoas, segundo a Polícia Militar, saíram em passeata da Cidade Universitária até a Estação Butantã do metrô, zona oeste paulistana. Segundo os manifestantes, professores e alunos das universidades estaduais paulistas protestaram em apoio aos metroviários. Os funcionários do metrô suspenderam ontem a greve iniciada na última quinta-feira.

Os professores, funcionários e alunos das universidades de São Paulo, Estadual de Campinas (Unicamp) e Estadual Paulista (Unesp) estão em greve desde 27 de abril. Eles reclamam que o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas não propôs reajuste para as categorias, nem mesmo a reposição da inflação.

Os metroviários buscam reverter 42 demissões feitas pelo governo estadual após a Justiça considerar a paralisação abusiva. Os grevistas das universidades públicas são solidários aos trabalhadores do transporte público.

"Buscamos a vitória dos metroviários, a vitória das categorias das universidades estaduais paulistas e a vitória de todos que se mobilizam. Nossa luta é uma só", diz a nota do Diretório Central dos Estudantes, que convocou a manifestação de hoje.

Segundo a ViaQuatro, concessionária que administra a Linha Amarela do metrô, o protesto foi pacífico e não prejudicou os passageiros. A linha, que é privatizada, não foi afetada pelo movimento grevista dos últimos dias.

Uma nova assembleia dos metroviários será feita amanhã, com ameaça de nova paralisação para quinta-feira, dia da abertura da Copa do Mundo. Os estudantes da USP previam uma assembleia na noite desta terça. 

Foto: Arte / Terra

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade