Brasil tem protestos contra anistia e PEC da Blindagem
Atos foram mobilizados pela esquerda e conta com artistas
Artistas, políticos e movimentos sociais de esquerda reúnem-se neste domingo (21) nas ruas de diversas cidades do Brasil para protestar contra o projeto de lei de anistia e uma Proposta de Emenda Constitucional que visa ampliar a imunidade de parlamentares, a chamada PEC da Blindagem.
Manifestações estão previstas em ao menos, 30 cidades e 22 capitais, incluindo Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Movimentos sociais, políticos e sindicatos estão recebendo apoio da classe artística, com shows programados durante os eventos.
No Rio, por exemplo, estão programadas apresentações dos músicos Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil e Djavan. A cantora Daniela Mercury e o ator Wagner Moura se apresentarão em Salvador.
Em vídeo nas redes sociais, Caetano disse que o movimento do Congresso, de aprovar regra que suspende investigações, não pode ficar sem resposta. "A gente tem que ir pra rua, pra frente do Congresso, como já fomos outras vezes. Voltar a dizer que não admitimos isso, como povo, como nação", conclamou o cantor.
Aprovada em regime de urgência na última terça-feira (16) pela Câmara dos Deputados, a PEC da Blindagem prevê que qualquer abertura de ação penal contra parlamentar dependa de autorização prévia, da maioria absoluta do Senado ou da Câmara.
Pelo texto, os parlamentares têm 90 dias para decidir se autorizam ou não a investigação criminal contra um colega, a contar de quando o Supremo enviar o pedido ao Congresso.
Já na quarta (17), a Câmara aprovou a tramitação de um projeto de lei de anistia que poderia beneficiar os condenados na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.