PUBLICIDADE

Bolsonaro diz que pode pedir a Trump mais hidroxicloroquina

Bolsonaro é um dos principais defensores do uso da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento da covid-19

6 ago 2020 - 20h52
(atualizado em 7/8/2020 às 07h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (6) em transmissão pelas redes sociais, que o país tem um estoque reduzido de comprimidos de hidroxicloroquina, e destacou que, se for preciso, pode ligar para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para pedir nova remessa do medicamento.

Bolsonaro é um dos principais defensores do uso da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19, apesar de pesquisas dentro e fora do país já terem descartado eficácia no tratamento à doença causada pelo novo coronavírus. As drogas, sugerem estudos, ainda provocam fortes efeitos adversos em pacientes.

"Aceitei do presidente Trump a doação de 1 milhão de comprimidos, que ainda não foram distribuídos porque a cartela deles tem 100 comprimidos", disse.

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e presidente Jair Bolsonaro no resort de Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida
07/03/2020
REUTERS/Tom Brenner
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e presidente Jair Bolsonaro no resort de Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida 07/03/2020 REUTERS/Tom Brenner
Foto: Reuters

"E se o Trump, nós tivermos necessidade aqui de mais comprimidos, pode ser que haja mais necessidade, eu não tenho problema nenhum de ligar para o presidente norte-americano, se tiver mais, manda para nós, a gente manda um avião buscar ou ele manda um avião para cá e a gente distribui esse material aí".

Apesar da enfática defesa do presidente da hidroxicloroquina, comprimidos da droga doados ao Brasil pelo governo dos EUA e por um laboratório foram enviados ao laboratório do Exército, depois que secretários estaduais de Saúde se posicionarem contra o uso do medicamento.

Os comprimidos precisam ser fracionados em cartelas menores, de acordo com as regulamentações para uso no Brasil.

Bolsonaro também afirmou na transmissão ao vivo que se recuperou da Covid-19 graças ao uso da hidroxicloroquina, assim como muitos de seus ministros, segundo ele.

O presidente ainda voltou a criticar o ex-ministro da Saúde Henrique Mandetta por ter se posicionado contra a prescrição ampliada da hidroxicloroquina. Mandetta, que foi demitido em abril, só concordava com o uso da droga para casos graves.

"Ele (Mandetta) foi radicalmente contra" disse Bolsonaro, ao acrescentar que a mudança da orientação do ministério foi uma sugestão, não uma imposição dele.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade