PUBLICIDADE

Bolsonaro defende a política em lançamento de novo partido

21 nov 2019 - 14h57
(atualizado às 15h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira que seu novo partido, Aliança pelo Brasil, é a oportunidade de unir "todos os brasileiros de bem" pelo futuro do país, e defendeu que a solução para os problemas do país passa pela política.

Presidente Jair Bolsonaro discursa após lançamento de seu novo partido, Aliança pelo Brasil
21/11/2019
REUTERS/Ueslei Marcelino
Presidente Jair Bolsonaro discursa após lançamento de seu novo partido, Aliança pelo Brasil 21/11/2019 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

Num momento em que alguns de seus apoiadores atacam o Supremo Tribunal Federal (STF) e mesmo parlamentares, Bolsonaro também defendeu as instituições e o diálogo entre os Poderes.

"Tudo passa pela política, não adianta reclamar do Parlamento, do presidente da República, do Poder Judiciário, tudo aqui é política", disse Bolsonaro em seu discurso, acrescentando que conversa com parlamentares e presidentes do Poderes com "cordialidade".

"Nós temos que trabalhar para que essas instituições, cada vez mais, sejam aperfeiçoadas", acrescentou. "Vamos fazer críticas, mas críticas moderadas", afirmou o presidente, eleito sob uma bandeira contra o que chamou de "velha política".

Em discurso na primeira convenção nacional do partido que busca criar, o presidente da República afirmou, sem citar nominalmente a sigla pela qual se elegeu, o PSL, que no início a união foi "maravilhosa", mas começou a dar "problemas".

A falta de transparência das contas do PSL foi uma das justificativas para o presidente anunciar sua saída da sigla, mas nos bastidores uma das explicações dadas para esse movimento foi a tentativa de Bolsonaro de obter o controle do partido e, assim, dos recursos dos fundos partidário e eleitoral.

A ala bolsonarista do PSL que pretende acompanhá-lo na nova sigla alega sofrer perseguição e represálias, o que poderia embasar uma argumentação pela manutenção de seus mandatos caso migrem. O PSL abriu procedimento disciplinar contra 19 deles no Conselho de Ética.

No discurso desta quinta-feira, o presidente disse que haverá uma "seleção" de pessoas para comandar o novo partido nos Estados e afirmou que não haverá espaço para quem queira "negociar legenda".

Bolsonaro aproveitou também para repetir que pela primeira vez um presidente cumpre as promessas de campanha e que montou um ministério com compromisso com o país, que está rendendo resultados.

Na campanha eleitoral, Bolsonaro prometia evitar as indicações políticas para cargos. Nesta quinta-feira, admitiu ter recebido sugestões de nomes ao montar seu gabinete, mas disse ter avaliado os currículos dos indicados.

Segundo ele, seu governo fez o Brasil recuperar a confiança do mundo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade