PUBLICIDADE

Bolsonaro anuncia que recebeu alta de hospital em São Paulo

5 jan 2022 - 10h08
(atualizado às 10h13)
Compartilhar
Exibir comentários

Presidente havia sido internado na madrugada de segunda devido a dores causadas por uma obstrução intestinal. Sem necessidade de cirurgia, ele disse que foi liberado pelos médicos nesta quarta.O presidente Jair Bolsonaro divulgou que recebeu alta do Hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (05/01), após dois dias internado por causa de uma obstrução intestinal.

Presidente passou por várias cirurgias desde que levou uma facada em 2018
Presidente passou por várias cirurgias desde que levou uma facada em 2018
Foto: DW / Deutsche Welle

Ele havia sido hospitalizado por volta das 3h de segunda-feira devido a dores que começaram a aparecer depois do almoço de domingo, em Santa Catarina, onde passava férias.

No Twitter, Bolsonaro publicou uma foto dele com médicos da equipe do hospital, e escreveu: "Alta agora. Obrigado a todos. Tudo posso NAQUELE QUE ME FORTALECE."

Nesta terça-feira, o médico Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo e sua equipe afirmaram que o quadro de suboclusão intestinal, uma obstrução parcial do intestino, de Bolsonaro havia sido resolvido e que uma cirurgia para tratar do problema fora descartada.

O presidente recebeu antibióticos e alimentação por meio de uma sonda nasogástrica. Com o fim da obstrução intestinal, iniciou uma dieta líquida, à qual reagiu bem.

Macedo foi quem operou Bolsonaro após a facada que o presidente levou no abdome em setembro de 2018, durante um ato de campanha em Juiz de Fora, Minas Gerais, e acompanha o presidente desde então.

Cirurgias após facada

Desde setembro de 2018, Bolsonaro passou por seis cirurgias, quatro delas ligadas à facada.

Em 6 de setembro de 2018, dia da facada, médicos colocaram uma bolsa de colostomia em Bolsonaro.

Seis dias depois, em 12 de setembro de 2018, Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia de emergência para retirada de aderências que estavam obstruindo as paredes do intestino delgado.

Pouco mais de quatro meses depois, em 28 de janeiro de 2019, ele foi internado para a retirada da bolsa de colostomia e reconstrução do trânsito do intestino.

Em 8 de setembro de 2019, Bolsonaro foi operado para correção de uma hérnia na região do abdome. Esta foi a última cirurgia devido a ferimentos causados pela facada.

Em 30 de janeiro e 25 de setembro de 2020, ele foi internado e operado, respectivamente, para fazer uma vasectomia e para retirada de cálculo na bexiga.

Problema pode ser persistente

Na última vez que foi hospitalizado, em julho do ano passado, o presidente ficou quatro dias internado no hospital Vila Nova Star para tratamento de uma obstrução intestinal.

Na época, os médicos cogitaram uma nova cirurgia, que foi descartada depois que o intestino do presidente voltou a funcionar normalmente. Macedo afirmou nesta segunda que o quadro de Bolsonaro era semelhante ao da última vez.

Segundo cirurgiões do aparelho digestivo ouvidos pelo jornal Folha de S.Paulo, o problema pode acompanhar Bolsonaro para o resto da vida. As obstruções são consequência de aderências (partes do intestino coladas) decorrentes das cirurgias após a facada.

Críticas devido a férias

Bolsonaro foi levado às pressas entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira de São Francisco do Sul, Santa Catarina, onde estava de férias com a família, para São Paulo. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) transportou o presidente.

No fim do ano, Bolsonaro viajou para o sul do Brasil a fim de passar a folga de fim de ano, que foi marcada por passeios de jet ski, dança sobre uma lancha e jantar em uma pizzaria.

O período de férias foi bastante criticado nas redes sociais pelo fato de Bolsonaro não ter interrompido o recesso para visitar as regiões atingidas por fortes chuvas e enchentes na Bahia.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade