PUBLICIDADE

Ato lembra 25 anos do ECA e repudia redução da maioridade

Em SP, ato foi organizado pela Frente Estadual Contra a Redução da Maioridade Penal, que congrega 70 movimentos sociais e sindicais

13 jul 2015 - 19h46
(atualizado às 19h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Ativistas contrários à proposta de redução da maioridade penal defendida por setores da Câmara dos Deputados realizam um protesto  no centro de São Paulo, na tarde desta segunda-feira, em um ato que foi do Anhangabaú até a avenida Paulista.

O protesto, coordenado pela Frente Estadual Contra a Redução da Maioridade Penal, também celebra os 25 anos, celebrados hoje, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – um dos alvos centrais dos que defendem a redução da maioridade para 16 anos e dos que propõem  alteração no prazo de internação de adolescentes que tenham cometido crimes hediondos.

Siga o Terra Notícias no Twitter

A Frente Estadual representa cerca de 70 organizações da sociedade civil, de movimentos sociais a sindicais – entre os quais a Central Única dos Trabalhadores (CUT), maior central sindical do País.

“As vozes contrárias à redução da maioridade na Câmara são as que conhecem o trabalho das ONGS que lidam com o adolescente infrator; são pessoas que se interessam de fato por entender a realidade dessas entidades, que estão ligadas ao dia a dia desses jovens, e estão procurando conhecer a fundo a realidade”, disse Melissa Carla, representante da Frente Estadual. “Mas a maioria das pessoas ainda tem a percepção de que é encarcerando que se tem menos violência, como se o adolescente fosse a causa de toda a violência – a exemplo dos que defendem, na Câmara, a redução da maioridade em cima de questões artificiais. Eles acham que encarcerando o adolescente é que resolverão o problema da violência, quando, a médio prazo, vão piorá-lo ainda mais”, complementou.

Ato contra redução da maioridade penal já havia sido realizado semana passada em São Paulo
Ato contra redução da maioridade penal já havia sido realizado semana passada em São Paulo
Foto: Agência Brasil

Os movimentos questionam a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171, de 1993, realizada no dia 1º deste mês, após manobra do presidente da Câmara, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que fez o tema voltar ao plenário depois ser rechaçado em votação feita havia menos de 24 horas já votado.

Além da cidade de São Paulo, o protesto de hoje pelos 25 anos do ECA e contra a redução da maioridade aconteceu ainda em municípios de outros 23 Estados, além de Brasília, no Distrito Federal.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade