Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As reações às quatro indicações de 'O Agente Secreto' ao Oscar: 'Nosso país passa a se ver'

Classe artística e de fãs do filme celebraram feito do filme pernambucano nesta quinta-feira (22/1) na premiação americana

22 jan 2026 - 14h43
Compartilhar
Exibir comentários
Kleber Mendonça Filho celebrou as indicações de seu filme ao Oscar no Instagram
Kleber Mendonça Filho celebrou as indicações de seu filme ao Oscar no Instagram
Foto: Reprodução / BBC News Brasil

As quatro indicações ao Oscar de O Agente Secreto, filme de Kleber Mendonça Filho, renderam comemorações da classe artística, de fãs do filme e até de time de futebol nesta quinta-feira (22/1).

O filme concorre em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Escalação de Elenco e Melhor Ator, para Wagner Moura.

Mendonça Filho fez o primeiro post celebrando as indicações de seu filme ao Oscar no Instagram. A foto mostrava amigos e familiares reunidos assistindo ao anúncio oficial da Academia: "Bom ter amigos por perto em momentos tão bons como esse", escreveu o diretor.

Depois, em um vídeo, o diretor agradeceu à energia do público e contou que ficou nervoso durante a transmissão. Seu filme igualou a Cidade de Deus, que desde 2004 mantinha o recorde de indicações para uma produção brasileira.

"Fala-se muito dessa coisa das grandes premiações prestigiosas, como Globo de Ouro que a gente ganhou dois e fez história. Mas eu quero lembrar uma coisa: O Agente Secreto é uma combinação de muitas outras coisas. Por exemplo, de vir de uma cidade como o Recife, que tem um talento nato para a cultura, para a literatura, para o teatro, para a música e para o cinema", disse o diretor.

"É fruto de muita coisa, de políticas públicas, que é uma forma inteligente de você investir na identidade do nosso país. Eu realmente acho que a população do nosso país passa a se ver. E é muito importante quando a gente se vê."

A atriz Alice Carvalho, que interpreta a esposa do personagem de Wagner Moura no filme, postou uma foto ao lado de Tânia Maria e Gabriel Leone: "É nosso Brasil". Ela também publicou um vídeo em que mostra a sua reação ao anúncio de cada categoria.

Já o ator João Vitor Silva, que fez um dos moradores do condomínio dos "refugiados" no Recife, escreveu: "Eu não sei nem o que escrever aqui… mas acho que hoje é um dos dias mais felizes da minha vida!"

A atriz Dira Paes também celebrou as indicações. "Nosso cinema é global. Num momento onde líderes mundiais pensam em retrocessos democráticos, ter um filme que mostra o horror cotidiano do nosso passado, sendo celebrado no mundo, é também um alerta para o presente", afirmou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma série de postagens no Instagram celebrando as quatro indicações de O Agente Secreto, além da indicação do diretor de fotografia do filme Sonhos de Trem, o brasileiro Adolpho Veloso.

"O cinema brasileiro está entre os grandes do mundo. O Agente Secreto concorre ao Oscar de Melhor Filme entre outras nove produções", escreveu Lula.

"Estar entre os melhores do mundo já é uma vitória da nossa cultura, do nosso talento e da nossa capacidade de contar histórias que atravessam fronteiras."

'Tem o molho'

O time para o qual Wagner Moura torce também entrou na onda de comemorações
O time para o qual Wagner Moura torce também entrou na onda de comemorações
Foto: Reprodução / BBC News Brasil

O presidente também escreveu sobre Wagner Moura: "Tem o molho, tem talento de sobra". A campanha de Moura e do filme ao Oscar 2026 é marcada pela canção O Baiano Tem o Molho, d'O Kannalha, nome artístico do cantor Danrlei Orrico.

A música cruzou a história do filme em setembro de 2025, quando, ao chegar na cerimônia do 50º Festival Internacional de Cinema de Toronto, no Canadá, Wagner Moura foi recebido por algumas fãs com o refrão singular da canção d'O Kannalha — "O baiano tem o molho. O baiano tem o molho".

Depois disso, a Vitrine Filmes, responsável pela distribuição do longa-metragem, entrou em contato com o cantor baiano e música e campanha passaram a andar juntas.

Quem também citou o slogan foi o ator Lázaro Ramos. "Vocês viram? Olha aqui o Lazinho chorando de novo. Waguinho indicado ao Oscar! O baiano tem o molho! Melhor elenco, Dona Tânia vai estar lá também! É Brasil no Oscar", comemorou ele.

Os dois começaram a carreira juntos, em Salvador. Eles se conheceram nos bastidores dos teatros da capital baiana na década de 90.

O time para o qual Wagner Moura torce também entrou na onda de comemorações. O clube baiano publicou uma homenagem ao ator nas redes sociais.

"Toda Nação Rubro-Negra e Brasil está com você", diz post do clube no Instagram, que com uma frase de Wagner Moura sobre o time. "Ser Vitória é uma parte fundamental da minha vida", disse o ator na 11ª edição da CCXP (Comic Con Experience), em 2024.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade