PUBLICIDADE

Ao STF, Battisti reforça pedido para suspender eventual procedimento de extradição

10 out 2017 - 16h44
Compartilhar
Exibir comentários

A defesa do italiano Cesare Battisti apresentou nesta segunda-feira uma manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir o andamento de qualquer procedimento de um eventual novo pedido extradição contra ele.

Battisti deixa sede da Polícia Federal em São Paulo
 13/3/2015     REUTERS/Nacho Doce
Battisti deixa sede da Polícia Federal em São Paulo 13/3/2015 REUTERS/Nacho Doce
Foto: Reuters

No final de setembro, os advogados de Battisti haviam impetrado um habeas corpus no STF contra a tentativa de rever uma decisão, tomada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva no final de 2010 de conceder a ele status de refugiado no Brasil, para extraditá-lo.

O ex-ativista teve sua extradição requerida pela República da Itália em razão de ter sido condenado, naquele país, pela prática de 4 homicídios. Na semana passada, ele foi preso e depois libertado, por ordem do Tribunal Regional Federal da Terceira Região (TRF-3), após ter sido detido em flagrante portando dinheiro ao tentar deixar o país por Mato Grosso do Sul rumo à Bolívia.

Na petição de duas páginas apresentada pela defesa, Battisti disse que, diante dos recentes acontecimentos, é notório e público a existência de "risco concreto, iminente e irreversível" de expulsão dele do país.

Por essa razão, os advogados do ex-ativista reforçam o pedido para a concessão de medida liminar para que se determine o congelamento de qualquer procedimento que tenha por objeto a extradição, deportação ou expulsão dele, abstendo-se de praticar qualquer ato até o julgamento de mérito do habeas corpus pelo STF.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade