PUBLICIDADE

Agência brasileira espionou diplomatas de três países, diz jornal

4 nov 2013 - 03h47
(atualizado às 06h58)
Compartilhar
Exibir comentários

De acordo com um relatório produzido pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), diplomatas da Rússia, Irã e Iraque foram monitorados em embaixadas e em suas residências em operações secretas realizadas entre 2003 e 2004. Segundo o documento obtido pelo jornal Folha de S.Paulo, os alvos foram seguidos e fotografados.

De acordo com a publicação, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), ao qual a Abin está subordinada, reconheceu a execução das operações, e informou que todas foram feitas de acordo com a legislação brasileira, em ações de contrainteligência, quando o objetivo é proteger segredos de interesse do Estado brasileiro.

Uma nota divulgada pelo Blog do Planalto, na manhã desta segunda-feira, informou que "respeitando os preceitos constitucionais de liberdade de imprensa, o GSI ressalta que o vazamento de relatórios classificados como secretos constitui crime e que os responsáveis serão processados na forma da lei".

Nos últimos meses, o americano Edward Snowden vazou documentos da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, expondo uma espionagem sem precedentes do governo americano em todo mundo, inclusive sobre a presidente Dilma Rousseff, o que acabou levando ao cancelamento de uma viagem oficial a Washington da mandatária brasileira.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade