Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Afetadas pelo apagão, usinas Angra 1 e 2 voltam a funcionar

11 nov 2009 - 20h36
(atualizado às 21h04)
Compartilhar

As usinas nucleares Angra 1 e Angra 2, localizadas em Angra dos Reis, litoral do Rio de Janeiro, voltaram a funcionar no início da noite desta quarta-feira. As operações haviam sido interrompidas na noite de ontem, quando as linhas de transmissão foram desligadas por conta do apagão que atingiu 18 Estados.

A avenida Atlântica, em Copacabana, no Rio, ficou iluminada apenas pelos faróis dos veículos
A avenida Atlântica, em Copacabana, no Rio, ficou iluminada apenas pelos faróis dos veículos
Foto: AP

De acordo com a Eletronuclear, as usinas, responsáveis por cerca de 40% da energia consumida no Estado do Rio, foram desligadas automaticamente. Nessas circunstâncias críticas, de acordo com ele, o sistema de segurança movido por diesel é acionado para manter em funcionamento operações básicas.

A Eletronuclear informou que a interligação das usinas ao sistema elétrico é feita por linhas de transmissão em 500 kV para as subestações de Tijuco Preto (SP), São José (RJ) e Adrianópolis (RJ). Uma outra interligação em 138 kV existe para alimentar os sistemas das usinas, sendo vital para o seu funcionamento.

As usinas foram sincronizadas no Sistema Interligado Nacional (SIN) às por volta das 18h, depois que todos os testes de seguranças haviam sido concluídos.

Falta de Luz
Por volta das 22h30 de terça-feira (10), as 18 unidades geradoras da usina de Itaipu começaram a "rodar no vazio" - ou seja, não conseguiam passar eletricidade para a rede distribuidora. O problema atingiu pelo menos 18 Estados, sendo que quatro deles (Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo) ficaram completamente às escuras. Acre, Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia foram parcialmente atingidos pela falta de luz. A situação foi normalizada entre a noite de terça-feira e a madrugada e manhã desta quarta-feira.

Três linhas de transmissão com problemas teriam causado o apagão. Duas das linhas vão de Ivaiporã, no Paraná, a Itaberá, no sul de São Paulo. A terceira liga Itaberá a Tijuco Preto, no sul de Minas Gerais.De acordo com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o blecaute foi causado por fatores climáticos concentrados na região de Itaberá.

Com 18 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional de Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), 28,8 mil megawatts de potência foram perdidos com a pane, o que impossibilitou o fornecimento para as demais regiões. Para abastecer o Estado de São Paulo, por exemplo, são necessários cerca de 17 mil megawatts.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra