Brasil pode ter presença histórica no automobilismo em 2026
2026 pode ser o ano em que o Brasil alcança um feito histórico no automobilismo: ter pilotos brasileiros competindo nas principais categorias do esporte ao mesmo tempo. Enquanto alguns nomes já estão confirmados na Fórmula 1, Fórmula 2, Fórmula 3 e Fórmula E, outras categorias como IndyCar, Mundial de Endurance (WEC) e até mesmo a MotoGP estão em negociações avançadas e com contratos em fases finais.
Após anos de escassez de brasileiros nas categorias de elite, o novo cenário reflete a retomada da força do país nas pistas. Caso as negociações restantes se concretizem, o Brasil terá representantes simultâneos nestas categorias pela primeira vez desde 2007.
Quem são os pilotos brasileiros no automobilismo atual?
Gabriel Bortoleto é o representante brasileiro na Fórmula 1. Campeão da Fórmula 2 em 2024 pela Invicta Racing e da Fórmula 3 pela Trident em 2023, o piloto estreou na categoria de elite neste ano e tem contrato garantido com a Audi para 2026.
Nas categorias de base, o Brasil é representado por Rafael Câmara, com equipe a ser anunciada, que acabou de ser campeão na F3. Também na F2, Emerson Fittipaldi JR teve contrato confirmado com a AIX Racing. Já na Fórmula 3, Pedro Clerot e "Fefo" Barrichello representam o país.
A Fórmula E, que deve iniciar a temporada de 2025/26 em São Paulo, terá pelo menos dois representantes brasileiros. Lucas di Grassi, um dos maiores campeões da categoria, renovou o contrato com a Lola Yamaha para mais um ano, enquanto Felipe Drugovich, campeão da F2, abandonou o posto de piloto reserva da Aston Martin na Fórmula 1 para correr nos carros elétricos da Andretti.
Negociações futuras
A IndyCar, categoria estadunidense de automobilismo, pode ser a próxima a contar com um brasileiro no grid. Hélio Castroneves, multicampeão, correu no campeonato em 2025, mas ainda não tem o futuro definido. Enquanto isso, Caio Collet negocia um assento com a equipe AJ Foyt.
O WEC (Mundial de Endurance) vive um momento semelhante com Augusto Farfus (WRT) e Eduardo "Dudu" Barrichello (Racing Spirit of Léman), que representaram o Brasil em 2025, mas aguardam a renovação para o ano seguinte. Enquanto Farfus, veterano na categoria, conquistou o 2º lugar na classe LMGT3 nas 24 Horas de Le Mans e venceu as 6 Horas de Spa; Dudu Barrichello fez uma impressionante temporada de estreia com inúmeros poles e pódios históricos, incluindo o 3º lugar nas 6 Horas de São Paulo.
Por fim, Diogo Moreira, destaque da Moto2, assinou contrato com a Honda e aguarda apenas o anúncio oficial para ser confirmado na MotoGP. Caso brasileiro seja confirmado na equipe, será o primeiro representante do país na categoria desde 2007.
Ver essa foto no Instagram