PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Barragem de Usina no Rio Grande do Sul entra em alerta e evacuação é iniciada

População de duas zonas é retirada após ANEEL acionar Plano de Ação de Emergência na UHE Dona Francisca.

2 mai 2024 - 13h24
Compartilhar
Exibir comentários

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou na tarde desta quarta-feira (1º/5) a entrada em estado de alerta da barragem da UHE Dona Francisca, localizada no Rio Grande do Sul. A medida foi tomada após intensas chuvas na região, que elevaram o nível do Rio Jacuí e colocaram em risco a segurança da barragem.

Foto: Divulgação / Agência Nacional de Energia Elétrica / Porto Alegre 24 horas

Diante da situação, o Plano de Ação de Emergência (PAE) foi acionado, o que inclui a evacuação da Zona de Autossalvamento (ZAS) e da Zona de Segurança Secundária (ZSS). No total, 640 pessoas da ZAS, nos municípios de Nova Palma, Agudo e Dona Francisca, e 5.270 habitantes da ZSS, em Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Restinga Seca, Paraíso do Sul, Formigueiro, São Sepé e Cachoeira do Sul, foram retiradas de suas casas.

Além da evacuação, outras medidas operativas foram tomadas para garantir a segurança da barragem e minimizar os impactos da situação. Entre elas, estão:

  • Redução da afluência: a vazão de água na hidrelétrica D. Francisca foi reduzida para 5.000m³/s.
  • Operação das usinas: as unidades geradoras da UHE Dona Francisca estão em operação para reduzir o ritmo de elevação do reservatório. A defluência na hidrelétrica Passo Real permanece reduzida, a usina Jacuí está operando no mínimo, a hidrelétrica Itaúba está operando a fio d'água e a subestação D. Francisca está com serviços auxiliares atendidos por gerador e bateria.

A ANEEL ressalta que o monitoramento da situação é constante e que novos boletins serão emitidos para informar as condições de segurança na região. A Agência também está em contato com a defesa civil municipal e estadual para a adoção de medidas preventivas.

Vale salientar que a usina 14 de Julho, localizada no rio das Antas, nos municípios de Cotiporã e Bento Gonçalves, também entrou em estado de alerta. As medidas de segurança já estão sendo tomadas e as sirenes foram acionadas para evacuação da Zona de Autossalvamento (ZAS).

Fiscais da ANEEL se deslocarão para a região para coordenar as ações junto às concessionárias e ao Governo do Estado. A Agência reforça a importância de que a população siga as orientações das autoridades e se mantenha informada sobre a situação.

Com a informação Agência Nacional de Energia Elétrica.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade