Banco do Brasil: leitor cobra ressarcimento por saque indevido de conta bancária
BB afirma que analisa todas as movimentações financeiras contestadas pelos seus clientes
Paulo Valério cobra ressarcimento por saque indevido ser feito de sua conta bancária em um caixa eletrônico de uma agência do Banco do Brasil.
Reclamação de Paulo Valério: "Eu tive meu cartão clonado e fraudado. Houve saque em uma agência BB em dezembro do ano passado. Fiz o boletim de ocorrência e anexei junto a imagem do responsável pela ação cedida pelo banco. Para a minha surpresa, a agência não quer me ressarcir com a desculpa de que não houve falha de segurança. Se é assim, como se explica a pessoa conseguir sacar no caixa eletrônico sem ter senha ou biometria?"
Resposta do Banco do Brasil: "O BB analisa todas as movimentações financeiras contestadas pelos seus clientes. O processo é conduzido por área técnica especializada que define as responsabilidades das partes (banco e cliente) e o ressarcimento ou não dos valores questionados. O caso do cliente foi avaliado. O banco informa ainda que cumpre as exigências legais relativas a equipamentos e procedimentos de segurança previstos na legislação para agências bancárias, sendo todas as agências monitoradas por sistema interno de TV. Quando detecta atuação de golpistas ou recebe denúncias de irregularidades vindas de clientes e usuários, o BB notifica as autoridades competentes e colabora com as investigações. O Banco do Brasil também investe constante e massivamente em ações de conscientização sobre os principais golpes financeiros."
Além de campanhas publicitárias, o banco disponibiliza conteúdo com orientações e dicas em seus principais canais de comunicação e relacionamento, como:
- Portal BB (Guia de Segurança);
- Blog BB (editoria específica sobre segurança digital);
- WhatsApp BB 61 4004 0001 - basta dizer ou digitar #segurança, e nosso assistente virtual inicia uma conversa sobre o tema.
Em contato, posteriormente, com o cliente, o mesmo informou que foi ressarcido pelo banco.
Envie suas reclamações
Mande uma mensagem para o e-mail spreclama@estadao.com. Nossa reportagem vai apurar a denúncia e apresentar a resposta no blog Seus Direitos, um espaço voltado ao cidadão e ao consumidor.