PUBLICIDADE

Avião com Battisti deixa a Bolívia a caminho da Itália

Brasil chegou a enviar avião da PF, mas italiano será levado direto ao país de origem

13 jan 2019 - 20h20
(atualizado em 14/1/2019 às 07h59)
Compartilhar
Exibir comentários

SANTA CRUZ DE LA SIERRA - O ex-ativista italiano de extrema-esquerda Cesare Battisti deixou a Bolívia no início da noite deste domingo, 13, a caminho de seu país de origem, em um avião enviado pelo governo da Itália. A aeronave partiu de Santa Cruz de la Sierra, cidade do leste do país onde Battisti foi preso no sábado, 12, e entregue pelo governo boliviano às autoridades italianas.

Avião enviado de Roma iniciou trajeto para extradição de Battisti no Aeroporto Viru Viru, em Santa Cruz de la Sierra.
Avião enviado de Roma iniciou trajeto para extradição de Battisti no Aeroporto Viru Viru, em Santa Cruz de la Sierra.
Foto: Divulgação Polícia da Itália/via AFP / Estadão Conteúdo

Battisti foi julgado à revelia e condenado a prisão perpétua na Itália por participação em quatro homicídios cometidos na década de 1970, quando fez parte do grupo guerrilheiro Proletários Armados pelo Comunismo (PAC). Ele chegou a fugir para a França e, desde 2004, vivia no Brasil. Saiba mais sobre a vida do italiano.

O governo brasileiro chegou a encaminhar uma aeronave da Polícia Federal (PF) à Bolívia, mas 'decidiu-se por levá-lo diretamente à Itália', informaram os ministérios da Justiça e das Relações Exteriores do Brasil em nota. 'Importante é que Battisti responda pelos graves crimes que cometeu', afirmou o governo brasileiro.

Amigos do italiano chegaram a pedir asilo político a Battisti na Bolívia para tentar evitar a extradição. A defesa pediu habeas corpus preventivo ao Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, negado ainda neste domingo pelo ministro Luís Roberto Barroso.

Segundo a agência de notícias AFP, Battisti foi levado por policiais bolivianos até o Aeroporto Internacional Viru Viru, em Santa Cruz, a 900 km da capital La Paz. No terminal, ele foi conduzido à aeronave por uma equipe diplomática da Itália e membros da Defensoria Pública da Bolívia. O Ministério do Interior italiano confirmou o trajeto direto até Roma. / Com informações da AFP

Veja também:

Italiano Cesare Battisti é preso na Bolívia:
Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade