Atenção Porto Alegre! Sábado é dia D para vacinação e terá passe livre nos ônibus da capital
Todos os detalhes sobre o Dia D de vacinação contra influenza na capital gaúcha
No próximo sábado, 13 de abril, a cidade de Porto Alegre estará em movimento para o Dia D de vacinação contra a gripe. A rede municipal de saúde estará em pleno funcionamento das 9h às 18h, oferecendo a imunização para os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. São cerca de 698.504 pessoas que estão dentro desses grupos na capital.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) será responsável por divulgar os dados referentes à vacinação após o Dia D, a partir de segunda-feira, 15 de abril. Isso se deve ao processo de registro das doses aplicadas. Para informações até segunda-feira, é possível acessar diretamente o Localiza SUS Influenza. Além disso, haverá passe livre nos transportes públicos para facilitar o acesso dos cidadãos aos locais de vacinação.
Os grupos prioritários que poderão receber a vacina incluem idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), quilombolas, indígenas, trabalhadores da saúde de todos os níveis, públicos e privados, trabalhadores da educação do ensino básico ao superior, pessoas com comorbidades e condições clínicas especiais de todas as idades a partir dos seis meses, pessoas com deficiência, funcionários do sistema prisional, membros de forças de salvamento e da segurança, das Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo e portuários.
Segundo o LocalizaSUS, até a última quarta-feira, 10 de abril, foram administradas 88.894 doses da vacina, representando 19% da cobertura esperada, sendo 65.243 em idosos. A vacinação visa reduzir as complicações, internações e mortalidade causadas pelo vírus influenza na população-alvo. A vacina oferecida pelo SUS protege contra os vírus da Influenza A H3N1 e H3N2 e Influenza B. Para receber a dose, os documentos necessários variam de acordo com o grupo prioritário, desde autodeclaração até apresentação de documentos que comprovem a condição.
Essa mobilização visa alcançar a meta de vacinar pelo menos 90% de cada grupo prioritário, contribuindo para a proteção da saúde pública contra a gripe. Para mais informações sobre endereços das unidades de saúde e detalhes sobre o passe livre nos transportes, acesse os canais oficiais da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.
Com a informação Prefeitura de Porto Alegre.