Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As notícias que você precisa saber para começar o seu dia

31 jan 2020 - 05h30
Compartilhar
OMS declarou emergência global por surto de novo coronavírus.
OMS declarou emergência global por surto de novo coronavírus.
Foto: Kamil Krzaczynski / Reuters

Saiba o que aconteceu de mais importante no Brasil e no mundo e comece o dia bem informado:

Santos, Botafogo e Grêmio vencem; Corinthians é derrotado

Raniel marcou os gols da vitória santista.
Raniel marcou os gols da vitória santista.
Foto: Guilherme Dionízio / Código 19 / Estadão Conteúdo

O Santos venceu, na noite desta quinta-feira, seu primeiro jogo na Vila Belmiro sob o comando do português Jesualdo Ferreira. Com grande atuação de Raniel, o alvinegro fez 2 a 0 sobre a Inter de Limeira, chegando aos sete pontos em três rodadas do Paulistão. Por outro lado, o Corinthians errou muito e perdeu para a Ponte Preta por 2 a 1, fora de casa, em sua primeira derrota na competição. Bruno Índio e Roger aproveitaram falhas individuais da defesa corintiana para marcar, enquanto Boselli descontou para os visitantes. Principal reforço para a temporada, Luan perdeu um pênalti quando o duelo estava 2 a 0 para o time de Campinas. 

No mais, Botafogo e Grêmio suaram a camisa para derrotar de virada Resende e São José, respectivamente, pelos campeonatos Carioca e Gaúcho. Ainda pelo estadual do Rio, o jogo entre Vasco e Cabofriense, que seria disputado em São Januário, foi adiado pela falta de luz no estádio. As chuvas que castigaram a cidade acabaram afetando o local, que vai receber o confronto nesta sexta-feira, às 11h.

Número de mortes por coronavírus na China sobe para 213

Equipe médica em trajes de proteção trata paciente com pneumonia causada pelo novo coronavírus no Hospital Zhongnan da Universidade de Wuhan, em Wuhan, província de Hubei, China, 28/01/2020. China Daily via REUTERS
Equipe médica em trajes de proteção trata paciente com pneumonia causada pelo novo coronavírus no Hospital Zhongnan da Universidade de Wuhan, em Wuhan, província de Hubei, China, 28/01/2020. China Daily via REUTERS
Foto: Reuters

O número de mortos por infecção pelo novo coronavírus chegou a 213 nesta quinta-feira, segundo balanço divulgado pelo governo chinês, aumento de 24% em relação ao boletim do dia anterior, que contabilizava 171 óbitos. O total de casos confirmados também cresceu significativamente, passando de 7.711 para 9.692 em um dia, a grande maioria na província de Hubei, onde está a cidade de Wuhan, epicentro da crise. Outros 19 países além da China já registraram casos da doença. Nesta quinta, entraram para a lista Índia, Filipinas e Itália. Quatro das 19 nações com casos confirmados já notificaram infecções em cidadãos que não estiveram na China, o que indica transmissão interna do vírus. Diante do cenário de risco de surto global, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quinta emergência em saúde pública de interesse internacional.

Auxiliar importante de Weintraub pede demissão no MEC

Secretário de Educação Superior, Arnaldo Lima Junior, pediu demissão.
Secretário de Educação Superior, Arnaldo Lima Junior, pediu demissão.
Foto: Gabriel Jabur / MEC

O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Arnaldo Lima Junior, pediu demissão. Um dos principais auxiliares do ministro da Educação, Abraham Weintraub, ele comunicou nesta quinta-feira o seu desligamento, alegando motivos profissionais. Em carta, obtida pelo Estadão, o agora ex-secretário diz que nunca deixou de "ousar" ao exercer seu trabalho na pasta e que não fez nada "sozinho". Lima é funcionário de carreira do antigo Ministério do Planejamento, que integra hoje o Ministério da Economia, e vai retornar à sua função anterior. O secretário deixa o cargo no mesmo dia em que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), subiu o tom das críticas ao ministro Weintraub.

Acusado de atentado contra Porta dos Fundos decide ficar na Rússia

Imagens de câmeras do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no último dia 29, mostram embarque de Eduardo Fauzi
Imagens de câmeras do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no último dia 29, mostram embarque de Eduardo Fauzi
Foto: Reprodução / Estadão Conteúdo

A defesa do economista Eduardo Fauzi, de 41 anos, acusado pela Polícia Civil do Rio de ser um dos responsáveis pelo ataque com coquetéis molotov à produtora do grupo humorístico Porta dos Fundos, na madrugada de 24 de dezembro, afirmou em nota divulgada nesta quinta-feira que, diante da decisão judicial que manteve a ordem de prisão contra Fauzi, ele deve permanecer na Rússia, onde está desde 29 de dezembro. O economista tinha passagem aérea para retornar ao Brasil nesta quinta-feira, mas não voltará. 

Saída de auxiliar e perda de funções enfraquecem Onyx

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, em coletiva de imprensa em Brasília. 03/01/2019. REUTERS/Adriano Machado
O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, em coletiva de imprensa em Brasília. 03/01/2019. REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

O esvaziamento das funções da Casa Civil e a demissão de assessores da pasta, anunciados pelo presidente Jair Bolsonaro, foram vistos por integrantes do governo como o "fim da linha" para o ministro Onyx Lorenzoni. O comportamento do ministro tem incomodado não apenas o presidente, mas seus colegas de Esplanada, que o acusam de fazer a velha política, ao usá-los para atender demandas do baixo clero do Congresso, e de ter indicado para o governo nomes que viraram dor de cabeça para seu chefe, como o ministro da Educação, Abraham Weintraub. 

Veja também:

Juan Marcus & Vinícius, a dupla do hit 'Regime Fechado':
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra