As notícias que você precisa saber para começar o seu dia
Saiba o que aconteceu de mais importante no Brasil e no mundo e comece o dia bem informado:
Santos, Botafogo e Grêmio vencem; Corinthians é derrotado
O Santos venceu, na noite desta quinta-feira, seu primeiro jogo na Vila Belmiro sob o comando do português Jesualdo Ferreira. Com grande atuação de Raniel, o alvinegro fez 2 a 0 sobre a Inter de Limeira, chegando aos sete pontos em três rodadas do Paulistão. Por outro lado, o Corinthians errou muito e perdeu para a Ponte Preta por 2 a 1, fora de casa, em sua primeira derrota na competição. Bruno Índio e Roger aproveitaram falhas individuais da defesa corintiana para marcar, enquanto Boselli descontou para os visitantes. Principal reforço para a temporada, Luan perdeu um pênalti quando o duelo estava 2 a 0 para o time de Campinas.
No mais, Botafogo e Grêmio suaram a camisa para derrotar de virada Resende e São José, respectivamente, pelos campeonatos Carioca e Gaúcho. Ainda pelo estadual do Rio, o jogo entre Vasco e Cabofriense, que seria disputado em São Januário, foi adiado pela falta de luz no estádio. As chuvas que castigaram a cidade acabaram afetando o local, que vai receber o confronto nesta sexta-feira, às 11h.
Número de mortes por coronavírus na China sobe para 213
O número de mortos por infecção pelo novo coronavírus chegou a 213 nesta quinta-feira, segundo balanço divulgado pelo governo chinês, aumento de 24% em relação ao boletim do dia anterior, que contabilizava 171 óbitos. O total de casos confirmados também cresceu significativamente, passando de 7.711 para 9.692 em um dia, a grande maioria na província de Hubei, onde está a cidade de Wuhan, epicentro da crise. Outros 19 países além da China já registraram casos da doença. Nesta quinta, entraram para a lista Índia, Filipinas e Itália. Quatro das 19 nações com casos confirmados já notificaram infecções em cidadãos que não estiveram na China, o que indica transmissão interna do vírus. Diante do cenário de risco de surto global, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quinta emergência em saúde pública de interesse internacional.
Auxiliar importante de Weintraub pede demissão no MEC
O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Arnaldo Lima Junior, pediu demissão. Um dos principais auxiliares do ministro da Educação, Abraham Weintraub, ele comunicou nesta quinta-feira o seu desligamento, alegando motivos profissionais. Em carta, obtida pelo Estadão, o agora ex-secretário diz que nunca deixou de "ousar" ao exercer seu trabalho na pasta e que não fez nada "sozinho". Lima é funcionário de carreira do antigo Ministério do Planejamento, que integra hoje o Ministério da Economia, e vai retornar à sua função anterior. O secretário deixa o cargo no mesmo dia em que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), subiu o tom das críticas ao ministro Weintraub.
Acusado de atentado contra Porta dos Fundos decide ficar na Rússia
A defesa do economista Eduardo Fauzi, de 41 anos, acusado pela Polícia Civil do Rio de ser um dos responsáveis pelo ataque com coquetéis molotov à produtora do grupo humorístico Porta dos Fundos, na madrugada de 24 de dezembro, afirmou em nota divulgada nesta quinta-feira que, diante da decisão judicial que manteve a ordem de prisão contra Fauzi, ele deve permanecer na Rússia, onde está desde 29 de dezembro. O economista tinha passagem aérea para retornar ao Brasil nesta quinta-feira, mas não voltará.
Saída de auxiliar e perda de funções enfraquecem Onyx
O esvaziamento das funções da Casa Civil e a demissão de assessores da pasta, anunciados pelo presidente Jair Bolsonaro, foram vistos por integrantes do governo como o "fim da linha" para o ministro Onyx Lorenzoni. O comportamento do ministro tem incomodado não apenas o presidente, mas seus colegas de Esplanada, que o acusam de fazer a velha política, ao usá-los para atender demandas do baixo clero do Congresso, e de ter indicado para o governo nomes que viraram dor de cabeça para seu chefe, como o ministro da Educação, Abraham Weintraub.