Após mais uma briga, banda Oasis chega ao fim
Grande nome da música britânica, o Oasis foi um dos grupos responsáveis por colocar o Reino Unido de volta no pódio do rock'n'roll mundial. O jeito debochado e brigão dos irmãos Gallagher também ajudou a acrescentar uma pitada de confusão ao mundo da música. Após 18 anos de carreira e mais de 50 milhões de discos vendidos, o Oasis lançou em 2008 um novo álbum, Dig Out Your Soul, e deu início a uma turnê mundial de sucesso. O comportamento explosivo dos irmãos Liam e Noel parecia ter dado lugar a uma nova empreitada do grupo com um CD elogiado pela crítica e estádios lotados. Puro engano.
Com o relacionamento desgastado, os irmãos Gallagher não conversavam mais e mal se olhavam no palco. Em entrevista ao Terra durante a passagem da banda pelo Brasil em maio de 2009, Liam explicou como as coisas funcionavam. "Não há mais brigas. Nós simplesmente não nos falamos. Eu fico no meu canto e ele fica no quarto dele fazendo sei lá o que, resmungando", disse.
Enquanto a turnê se arrastava com um repertório cheio de hits, os shows pareciam sempre iguais, o que mostrava que a comunicação da banda só ia até onde era o necessário. Fazendo shows grandes e participando de festivais renomados na Europa, a paciência dos irmãos Gallagher só durou até o dia 28 de agosto de 2009.
Depois de não subir ao palco do festival Rock En Seine, na França, os rumores sobre o fim do grupo tomaram força e, mais tarde, Noel anunciou sua saída do Oasis através do site oficial o grupo. "É com alguma tristeza e um grande alívio que venho comunicar a vocês minha saída do Oasis nesta noite. As pessoas podem escrever e dizer o que quiserem, mas eu simplesmente não posso mais continuar trabalhando com Liam um dia a mais sequer. Desculpe todas as pessoas que compraram ingressos para os shows em Paris, Konstanz e Milão", escreveu o guitarrista.
A discussão final teria sido iniciada com um bate-boca pouco antes do início do show. Com a briga esquentando, Liam teria se alterado a ponto de quebrar um violão caríssimo de Noel, que simplesmente abandonou o camarim e foi embora.
Se a incerteza do futuro do Oasis já vigorava com Noel, principal compositor do grupo, sem ele a coisa piorou. Em entrevista ao jornal The Times, Liam encerrou as especulações e cravou um ponto final na história. "É vergonhoso, mas é a vida. Nós mesmos terminamos o Oasis, ninguém acabou por nós, e isso é bacana. Minha mente está focada em meu próximo passo musical", afirmou o vocalista.