Script = https://s1.trrsf.com/update-1770239730/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Alex Saab, "testa de ferro" de Maduro, é preso na Venezuela

Ação coordenada entre autoridades venezuelanas e americanas ocorre sob o governo interino de Delcy Rodríguez; extradição de Saab é prevista para os próximos dias

4 fev 2026 - 20h01
Compartilhar
Exibir comentários

O empresário Alex Saab, considerado "testa de ferro" do ditador deposto Nicolás Maduro foi detido na Venezuela nesta quarta-feira (4), conforme informações divulgadas pela agência Reuters. A prisão resultou de uma operação conduzida em cooperação pelas forças de segurança da Venezuela e dos Estados Unidos. Segundo um agente de segurança norte-americano, a expectativa é que Saab seja extraditado para o território estadunidense nos próximos dias.

Nicolás Maduro ao lado de Alex Saab
Nicolás Maduro ao lado de Alex Saab
Foto: Javier Campos/ Getty Images / Perfil Brasil

Segundo o g1, a operação também efetuou a prisão de Raúl Gorrín, proprietário da rede de televisão Globovisión. Gorrín é alvo de investigações nos Estados Unidos sob a acusação de lavagem de dinheiro.

A ação policial ocorreu sob a gestão de Delcy Rodríguez, que ocupa a presidência interina da Venezuela e detém o controle das forças de segurança do país. O cenário político venezuelano passou por mudanças recentes após a captura do ex-presidente Nicolás Maduro, ocorrida em 3 de janeiro. Maduro encontra-se custodiado em uma unidade prisional em Nova York, onde responde por diversos crimes.

Desde a transição, a administração interina de Rodríguez tem estabelecido aproximação com o governo dos Estados Unidos. O presidente Donald Trump manifestou declarações favoráveis à atuação da governante interina, destacando a cooperação entre as nações.

Alex Saab possui um histórico de detenções anteriores. Em 2020, o empresário foi preso em Cabo Verde e, posteriormente, permaneceu sob custódia dos Estados Unidos por mais de três anos devido a acusações de suborno. Sua soltura ocorreu em 2023, fruto de um acordo diplomático que envolveu a libertação de cidadãos norte-americanos que estavam presos na Venezuela.

As acusações anteriores contra Saab incluíam:

  • Desvio de aproximadamente US$ 350 milhões da Venezuela;

  • Esquema de corrupção vinculado ao controle estatal de câmbio.

Na ocasião, Saab negou as irregularidades e alegou possuir imunidade diplomática. Ao retornar à Venezuela no final de 2023, ele foi nomeado ministro da Indústria por Nicolás Maduro. Contudo, no mês de janeiro de 2026, foi destituído do cargo por Delcy Rodríguez.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade