Script = https://s1.trrsf.com/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Alerta para tempestades: quatro regiões do Brasil terão chuva forte nos próximos dias

Os temporais devem atingir diferentes pontos do país nos próximos dias, com maior atenção para áreas do Sul e do Centro-Oeste, onde também há risco de ventania

7 out 2026 - 11h41
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Inmet emitiu alerta de tempestades para quatro regiões do Brasil, com ventos fortes e granizo. O Sul enfrentará o cenário mais severo e prolongado, agravado por uma frente fria e um ciclone extratropical no fim de semana. Instabilidades mais localizadas atingirão partes do Sudeste, Centro-Oeste (com foco em Mato Grosso do Sul) e o oeste da Região Norte. Em contraste, o Nordeste não terá tempestades, mas enfrentará calor extremo, com máximas acima de 40 °C e baixa umidade relativa do ar.

Quatro regiões do Brasil terão áreas sob risco de tempestades nos próximos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte podem registrar chuva forte, trovoadas e, em determinados pontos, granizo e rajadas intensas de vento.

As tempestades devem atingir diferentes pontos do país, com maior atenção para áreas do Sul e do Centro
As tempestades devem atingir diferentes pontos do país, com maior atenção para áreas do Sul e do Centro
Foto: Oeste - 123ducu/Getty Images Signature / Perfil Brasil

As condições, contudo, não serão iguais em todo o país. O Sul concentra o cenário mais prolongado e severo, enquanto partes do Sudeste, Centro-Oeste e Norte terão episódios mais localizados de instabilidade. No Nordeste, o principal destaque será o calor intenso e a baixa umidade.

Tempestades atingem quatro regiões do Brasil

No Sul, o período de maior atenção começa nesta quarta-feira (7) e deve se estender pelo fim de semana. No Rio Grande do Sul, há previsão de chuva volumosa, granizo e rajadas que podem superar 90 km/h em algumas áreas.

Já na quinta-feira (8), o risco permanece elevado no Oeste, nas Missões e no Noroeste gaúcho. Em alguns pontos, os volumes de chuva podem chegar a 80 a 100 mm, além da possibilidade de fenômenos mais severos.

Santa Catarina também terá aumento da instabilidade, principalmente no Oeste, Centro e Sul. Ademais, no Paraná, as áreas mais vulneráveis ficam no Oeste e no Sul, onde podem ocorrer chuva intensa, vento forte e granizo. Ao longo do fim de semana, a formação de uma nova frente fria e de um ciclone extratropical deve manter o tempo bastante instável no Sul.

Sudeste terá chuva forte em áreas de quatro estados

No Sudeste, a instabilidade perde força em relação aos dias anteriores, mas ainda há previsão de chuva em partes de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nesta quarta-feira, podem ocorrer pancadas acompanhadas de trovoadas em diferentes pontos desses estados.

Em São Paulo, o risco alcança áreas do oeste, norte, leste e também regiões próximas ao litoral. A tendência é de melhora temporária a partir de quinta-feira. No entanto, o avanço de uma nova frente fria deve voltar a favorecer chuva no fim de semana, principalmente em São Paulo e no Sul de Minas.

Mato Grosso do Sul concentra maior atenção no Centro-Oeste

No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul aparece como a área de maior risco para temporais. As regiões sul e leste do estado podem registrar pancadas acompanhadas de trovoadas. Também há possibilidade de chuva mais intensa em pontos de Mato Grosso e no sul de Goiás.

Já o norte de Goiás, o Distrito Federal e parte de Mato Grosso ficam sob influência de ar mais quente e seco, o que reduz a chance de chuva. Na quinta-feira, Mato Grosso do Sul continua sendo o principal ponto de atenção da região.

Norte terá temporais concentrados no oeste

Na Região Norte, a chuva mais forte deve atingir principalmente o oeste da Amazônia. Áreas do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima podem registrar pancadas com trovoadas, com possibilidade de episódios mais intensos em alguns pontos. Por outro lado, Pará, Amapá e Tocantins terão maior presença de ar quente e seco, com predomínio de sol e temperaturas elevadas.

No Nordeste, o principal alerta não está relacionado às tempestades, mas ao calor e à baixa umidade. As temperaturas podem superar 40 °C em áreas do Piauí, sul do Maranhão, sertão e oeste da Bahia. Em algumas localidades, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 20%.

Perfil Brasil
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra